Você sabia que, muitas vezes, o problema de lentidão no carregamento de um site no celular não é apenas culpa da velocidade da internet? Abrir uma página com muitos plugins pode fazer o seu aparelho precisar trabalhar muito mais e causar atrasos e pequenos travamentos.
Apesar de muitos desenvolvedores já estarem adaptando os seus sites para a visualização em celulares, muitas páginas importantes ainda permanecem sem uma versão mobile adequada para os celulares e tablets, causando lentidão e dificuldade de leitura. Se você quer diminuir esses problemas, pode desabilitar a reprodução automática de plugins no seu aparelho.
Configurando o navegador do Android
Essa opção está presente no browser nativo do Android e pode ser configurada rapidamente. Abra o seu navegador e vá até a janela de configurações. Procure o menu “Habilitar plug-ins” e então selecione a opção “Por comando”, conforme a imagem a seguir:
O browser-padrão do Android permite habilitar a opção manual para plugins (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Isso quer dizer que o seu navegador vai permitir que um plugin seja executado apenas quando você permitir, e não mais automaticamente. Dessa forma, é possível aumentar significativamente a velocidade de navegação e economizar também no seu plano de dados.
Isso é particularmente útil nos aparelhos que possuem a possibilidade de reproduzir conteúdos em Flash, já que ele é um dos grandes responsáveis por problemas de lentidão, mesmo em celulares mais poderosos.
Outros navegadores também possuem essa opção
Se você não usa mais o browser-padrão do sistema, pode procurar esse recurso no aplicativo que você está usando, já que a maior parte deles possui uma opção semelhante. Nós testamos o Dolphin, um dos navegadores mais usados por donos de celulares com Android, e conseguimos desabilitar a exibição de plugins de forma bem semelhante ao app nativo.
Faça essa alteração em outros navegadores, como o Dolphin. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Vá até a página de configurações, abra o menu "Configurações de conteúdo", procure “Ativar plug-ins” e selecione a opção “A pedido”. Depois disso, reinicie o navegador (isso também é preciso no browser nativo) para que as preferências sejam salvas.