(Fonte da imagem: TheHackerNews)
No ano 2000, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) começou a lançar diversas melhorias para a segurança do Linux. O projeto, conhecido como SELinux (Security Enhanced Linux), acabou fazendo sucesso e grande parte do que foi desenvolvido está hoje incorporado ao sistema operacional.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Agora, a NSA lançou o SEAndroid. Por ser um sistema baseado em Linux, muito da operação se assemelha ao que foi desenvolvido nos últimos 10 anos. De acordo com a agência, as melhorias devem corrigir diversos problemas sérios de segurança presentes no sistema operacional para aparelhos móveis do Google.
A apresentação, que pode ser consultada neste link, traz a afirmação de que “o SEAndroid é um projeto para identificar e corrigir lacunas graves na segurança do Android. Inicialmente, o SEAndroid está habilitando o uso do SELinux no Android para limitar os danos que podem ser causados por aplicativos falhos ou maliciosos e para garantir o isolamento de apps”.
Na mesma página do projeto, há informações de como instalar ou emular o processo em qualquer aparelho celular, mas, além de ser ainda uma tarefa complicada, ela só pode ser feita no Samsung Nexus S. Portanto, ainda há muito a ser feito para que o SEAndroid seja efetivamente incorporado ao sistema-base, mas certamente é um passo importante na melhoria da segurança.
Categorias