Reuters. Por Leonardo Goy - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará em 23 de agosto licitação do direito de exploração de quatro posições orbitais para satélites, informou nesta quinta-feira o conselheiro do órgão regulador Jarbas Valente.
Segundo ele, os satélites terão uso múltiplo, como radiodifusão, transmissão de dados, TV e banda larga. As empresas que conquistarem os direitos terão de lançar e iniciar a operação dos satélites em um prazo de quatro a cinco anos.
Valente, porém, acredita que os satélites devem entrar em funcionamento antes, para já estarem em operação durante a Copa do Mundo de 2014, quando a demanda por transmissão de TV e de dados aumentará sensivelmente.
"A ideia dos interessados é antecipar e construir esses satélites para que em 2014 e em 2016 (nas Olimpíadas) eles já estejam em funcionamento", disse Valente em entrevista coletiva após reunião do Conselho Diretor da Anatel que aprovou a licitação.
O preço mínimo para cada posição foi estipulado em 3,945 milhões de reais. O edital será disponibilizado no dia 18 deste mês.
Categorias