Nesta semana, nós comentamos algumas informações sobre o possível lançamento da R9 Nano e as especulações eram realmente verdadeiras. Conforme os rumores, a nova placa de vídeo mini-ITX da AMD teve todos os seus dados revelados oficialmente no dia 27 de agosto.
A placa abandona o nome Fury, já que a fabricante quer focar na questão do tamanho, por isso o nome oficial será R9 Nano. De fato, faz muito sentido, já que a placa mede apenas 15 centímetros de comprimento.
Entretanto, é importante notar que não estamos tratando de uma placa modesta. Muito pelo contrário, de acordo com a AMD, a Nano é a placa mini-ITX mais poderosa do mundo, mostrando desempenho até 30% superior ao da NVIDIA GeForce GTX 970 de mesma categoria.
Como ela consegue isso? De acordo com as informações oficiais, a placa traz o mesmo chip gráfico da Fury X, rodando com 4.096 processadores stream. Entretanto, para conseguir operar com eficiência energética e dentro da temperatura cabível para o sistema de refrigeração, a Radeon R9 Nano monitora o consumo e evita que ele ultrapasse os 175 watts.
O clock máximo da GPU desta placa é de 1.000 MHz, sendo que ele é ajustável de acordo com o título que está rodando, garantindo performance suficiente para rodar os games, mas sempre focando na questão da economia de energia.
Além disso, a Nano foi projetada para rodar com temperaturas de até 75 °C, mas a AMD confirma que ela opera tranquilamente até os 85 °C — dando margem para possíveis cenários em que a placa superaqueça. Confira as principais informações sobre o produto na listagem abaixo.
Especificações
- Litografia: 28 nm
- Arquitetura: Fiji
- Processadores stream: 4096
- Clock da GPU: até 1.000 MHz
- Poder computacional: 8,19 TFLOPs
- Unidades de computação: 64
- Unidades de textura: 256
- ROPs: 64
- Taxa de preenchimento de pixels: 64 GP/s
- Taxa de preenchimento de textura: 256 GT/s
- Memória: 4 GB do tipo HBM
- Interface da memória: 4096-bit
- Clock da memória: 500 MHz
- Largura de banda da memória: 512 GB/s
- Conexão de energia: 1 x 8 pinos
- Consumo máximo: 175 watts
- Temperatura de operação: 75 °C
- PCIe: 3.0
- APIs: DirectX 12, Vulkan
- Tecnologias: FreeSync, Virtual Super Resolution e Frame Rate Target Control
A AMD Radeon R9 chega oficialmente para o consumidor no dia 10 de setembro e o preço deve ser o mesmo da R9 Fury X, ou seja, lá fora ela vai custar US$ 649. Seguindo a lógica de mercado, ela deve vir para o Brasil com valores acima dos 3 mil reais.
O que você achou das especificações da Radeon R9 Nano? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias