O mercado de placas de vídeo deve ficar agitado ainda antes do final de 2010, com o lançamento da nova geração de GPUs (unidades de processamento gráfico) da AMD, a linha ATI Radeon 6000 – que recebeu o codinome de “Southern Islands” (Ilhas Meridionais, em tradução livre).
Para antecipar a chegada de uma nova linha de componentes, a linha atual (Radeon 5000) deve sofrer uma baixa nos preços, podendo ser uma boa oportunidade para adquirir uma GPU.
Os rumores do lançamento de uma nova linha de unidade de processamento gráfico falavam de uma redução do tamanho dos chips no processo de fabricação, mas as informações foram refutadas e a nova linha deve utilizar dispositivos nos mesmos 40 nm (nanômetros) da linha anterior.
Linha ATI Radeon 5000 deve ter seu preço reduzido. Fonte: Divulgação/AMD.
O motivo é que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, empresa responsável pela fabricação dos chips, resolveu não investir no núcleo de 32 nm, pulando direto para o de 28 nm. Como resposta, a AMD continou a utilizar chips de 40 nm. O anúncio oficial da nova linha deve ocorrer em outubro.
Categorias