Hoje a Amazon, gigante do varejo online, abre na cidade americana de Seattle as portas de sua primeira livraria física após duas décadas de vendas de livros apenas pela internet. De acordo com a responsável pela loja, Jennifer Cast, a ideia da companhia é utilizar essa experiência acumulada nos últimos vinte anos para gerenciar o novo investimento, que deve combinar os benefícios das compras online com as tradicionais.
Os títulos que estarão à venda no local são selecionados de acordo com as notas dadas pelos usuários do site Amazon.com, além dos pedidos de pré-reserva, vendas, popularidade no site Goodreads e sugestões de curadores especializados. A maior parte dos livros possui notas acima de 4 estrelas na loja online, e o espaço da livraria foi pensado para que eles sejam mostrados com a capa voltada para os clientes do local em vez da lombada, como é mais comum.
Os preços praticados na loja serão exatamente os mesmos encontrados no site, o que evitará que o comprador precise ficar comparando os valores do site e os do estabelecimento. O app móvel da empresa serviria então para quem quisesse ler mais opiniões a respeito de determinada leitura. Pequenas placas abaixo de cada obra mostrarão também comentários deixados no site da Amazon a respeito daquele livro em particular.
Livros com a capa voltada para a frente e plaquinhas com comentários de outros leitores serão diferenciais da livraria - Imagem: Amazon
O espaço da livraria também será usado para demonstrar em primeira mão os eletrônicos produzidos pela própria companhia, como as diferentes versões do eReader Kindle, o assistente pessoal Echo, a Fire TV, o Fire Tablet etc. Funcionários serão treinados para demonstrar todas as funcionalidades e tirar quaisquer dúvidas a respeito dos aparelhos. Como essa é a primeira tentativa da Amazon no seguimento de livrarias físicas, ainda não há uma previsão de quando outras lojas serão inauguradas.
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