Existem diversos tipos de alto-falantes sem fio que funcionam por meio de WiFi e que vêm ganhando cada vez mais popularidade, mas apenas um é o grande líder do mercado: o Amazon Echo, as caixinhas de som que usam a Alexa como assistente pessoal doméstico.
O investimento teve retorno e a Amazon ultrapassou a quantidade de vendas da Sonos, antiga líder do mercado de alto-falantes desde 2014, e a própria Apple com seu HomePod.
Vendas de alto-falantes WiFi no mundo em 2016: 14 milhões de unidades
Para música e para ajudar em casa
Os dados fornecidos por uma pesquisa da Strategy Analytics levaram em conta todos os alto-falantes inteligentes que são ativados por voz e usam WiFi para se conectarem. Além dos dispositivos já citados, entraram na lista o Google Home e modelos da Bose, Denon, Harman/JBL e outros.
Enquanto a Apple e a Sonos pensam mais em qualidade de som, Amazon e Google tem um olhar mais voltado para os recursos de assistente pessoal
Esse mercado teve um crescimento de 62% no ano de 2016, com a Amazon tendo vendido cerca de 5 milhões de unidades de seu dispositivo e a Sonos, na segunda colocação, teria comercializado 4 milhões.
Dispositivos da Sonos: segundo lugar em vendas
Apesar da mesma categorização para esses aparelhos, é notável que alguns possuam focos diferentes entre si: enquanto a Apple e a Sonos pensam mais em qualidade de som, Amazon e Google tem um olhar mais voltado para os recursos de assistente pessoal.
Fontes