A decisão da Amazon de abrir um mercado físico sem filas, caixas e atendentes é somente o início de um plano muito ambicioso. Segundo informações obtidas pelo Wall Street Journal, a companhia pretende abrir uma cadeia de 2 mil lojas de conveniência e minimercados espalhados pelos Estados Unidos com diferentes formatos.
O objetivo da empresa é controlar completamente o fluxo físico de produtos que saem de seus armazéns em direção aos consumidores. Ela pretende aproveitar o já bem estabelecido sistema de distribuição de sua rede online para conseguir competir com outras gigantes, como a Target e o Walmart.
Inicialmente a Amazon planeja investir no modelo de loja de conveniência tal qual o aplicado por ela na cidade de Seattle. Além disso, ela tem a intenção de investir em um sistema de drive-through automatizado e em uma cadeia baseada em descontos seguindo o molde europeu.
Plano ambicioso
O primeiro experimento com o sistema de drive through deve ser realizado em questão de poucas semanas
Segundo o Wall Street Journal, o primeiro experimento com o sistema de drive through deve ser realizado em questão de poucas semanas. Já as lojas de descontos ocupariam áreas de 30 mil a 40 mil metros quadrados usando um modelo de compras instantâneas que permite fazer transações online e se dirigir a um local físico para pegar o produto adquirido.
O investimento em lojas físicas beneficiaria a cadeia de distribuição do serviço Amazon Fresh, permitindo à empresa entregar produtos frescos em mais localizações. Caso o plano dê certo, ele deve ajudar a fortalecer a companhia como uma das maiores redes de lojas dos Estados Unidos capaz de vender aos consumidores qualquer tipo de produto através de meios diversos.
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