A captura de imagens tridimensionais em fotografia – na maioria dos casos – requer cuidado, planejamento e paciência por parte do fotógrafo ou cinegrafista que busque tal resultado. Cuidados com iluminação, ângulo de captura e posicionamento da câmera são cruciais para a obtenção da profundidade através de imagens estereográficas – aquelas formadas a partir da combinação do ângulo de visão do olho esquerdo com o do olho direito.
Agora a Loreo – empresa baseada em Hong Kong – oferece uma solução mais simples para quem pretende dar os primeiros passos no mundo das imagens 3D. Combinando duas lentes em espaçamento preciso para a obtenção de imagens complementares para estereoscopia, a Loreo 3D Lens in a Cap (livremente traduzido como “lente 3D em uma tampa”) promete resolver alguns dos problemas da captação de fotos tridimensionais.
O funcionamento da 3D Lens in a Cap é bastante simples: cada uma das lentes componentes forma uma imagem que ocupa metade do sensor da câmera em que o equipamento está instalado. Com isso, as informações de lateralidade necessárias para o efeito de profundidade ficam guardadas lado a lado, comprometendo minimamente a qualidade final da imagem, pelas menores dimensões dos quadros de captação.
A fotografia capturada pela 3D Lens in a Cap já é suficiente – sem qualquer tratamento ou manipulação digital – para a observação em três dimensões. Para isso, entretanto, é necessário um visor semelhante aos óculos utilizados em salas de cinema equipadas com a tecnologia 3D.
A própria Loreo tem disponíveis em seu catálogo alguns modelos de visualizadores estereoscópicos, em especial um adaptado para a visualização de imagens tridimensionais com dimensões entre 10 e 13 polegadas em monitores de 15 a 17”, o Pixi Viewer.
Uma vez que as câmeras dSLR mais recentes apresentam capacidade de filmagem em HD, já existe no YouTube, por exemplo, uma enorme quantidade de filmes testando a Loreo 3D Lens in a Cap para a captura de movimento em três dimensões. Para a visualização desses vídeos, dependendo do tratamento e edição do material, podem ser necessários óculos diferentes daqueles vendidos pela empresa chinesa, entretanto.
Ainda que fotografar – ou filmar – com um equipamento desse tipo, relativamente improvisado, não seja a melhor solução para aplicações profissionais, uma 3D Lens in a Cap pode oferecer opções até então indisponíveis para os amantes da fotografia.
Ficou interessado? No site da fabricante você pode encomendar a sua 3D Lens in a Cap pela bagatela de 150 dólares (frete e outras taxas podem aumentar um pouco este valor), e especificar a câmera em que você pretende utilizar o acessório.
Além das câmeras mais conhecidas – Canon e Nikon principalmente –, é possível conseguir uma lente estereoscópica para equipamentos APS-C de marcas como Pentax, Sony, Minolta e câmeras de formato micro-4/3.
Categorias