Nova Toshiba 55ZL2G não precisa de óculos para conteúdo em 3D (Fonte da imagem: Digital-Room.de)
O rol das TVs com capacidade de reproduzir conteúdo em três dimensões acaba de receber um concorrente de peso. A Toshiba 55ZL2G saiu na frente da concorrência no processo de abandono dos incômodos óculos de visualização 3D, dando aos espectadores a possibilidade de aproveitar o conteúdo tridimensional livres do aparato.
A tecnologia é possível graças a um filme colocado sobre a tela, que redireciona uma imagem para cada olho. Como o redirecionamento depende da posição do usuário, a Toshiba colocou uma câmera por trás da tela que captura a localização do espectador e ajusta a reprodução de acordo com ela.
De acordo com press release (em alemão) da empresa, o novo modelo custa 7.999 euros e tem resolução Quad Full HD (3.840 x 2.160 pixels). Há também um adaptador wireless integrado, compatibilidade com o Windows 7, perfis personalizados para até quatro usuários e capacidade de gravar conteúdo em um drive USB externo.
Apesar do grande salto na tecnologia de visualização de conteúdo em 3D, a solução ainda não é perfeita. A movimentação da cabeça do espectador em alguns centímetros pode embaralhar a imagem até que o sistema faça a recalibração do filtro, e a sensação de profundidade ainda não é tão boa quanto a dos modelos que utilizam óculos.
Vale lembrar, no entanto, que esse é um lançamento pioneiro, e a tecnologia deve evoluir muito ainda com o aperfeiçoamento dos dispositivos.