É praticamente uma lei: quem usa uma conexão sem fio com a internet sempre pensa em maneiras de melhorar o sinal, afinal, é sabido que o Wi-Fi é bastante instável, especialmente no Brasil. Sinal de celular fraco também é uma dor de cabeça para muitas pessoas.
Você já viu no Tecmundo um tutorial extremamente simples de como um copo de vidro pode aumentar a recepção do sinal de um celular. Também conferiu como uma lata de cerveja pode funcionar como uma antena parabólica caseira para aumentar a recepção do Wi-Fi.
Agora, outro utensílio doméstico e muito comum é apontado como salvador para aumentar a recepção do celular e o sinal Wi-Fi para que você se comunique e se conecte melhor mesmo em condições adversas. Será que dá certo? O Baixaki fez testes e mostra para você.
Pré-requisitos
Tudo o que você precisa é de uma forma de bolo de metal. Ela funcionará como uma antena, dando foco ao sinal e fazendo com que ele chegue com mais consistência ao receptor.
Faça você mesmo
Basta colocar a forma de bolo como se a parte de dentro envolvesse o receptor, deixando-a na direção de onde vem o sinal. Se você não souber exatamente onde ela se encontra, a dica é fazer testes até encontrar a direção certa. A verdade é que isso é uma experiência de tentativa e erro até encontrar a melhor posição em relação ao receptor.
Uma forma de bolo pode aumentar o sinal Wi-Fi. (Fonte da imagem: Peter Cochrane/silicon.com)
De onde surgiu?
A história é a seguinte: Peter Cochrane — um engenheiro, cientista, empresário, futurista e consultor com uma carreira de mais de 40 anos nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação — estava viajando de barco em Norfolk Broads, no Reino Unido. Havia dificuldades para melhorar a recepção do celular e o sinal Wi-Fi, os quais não passavam de uma barra. O scanner mostrava que havia conexões Wi-Fi abertas disponíveis.
No improviso, Cochrane encontrou uma forma de bolo, fez alguns testes e conseguiu aumentar a recepção do celular e o Wi-Fi para três barras. Como prova do sucesso, ele relatou a experiência na hora em seu blog, escrevendo e postando o conteúdo diretamente do barco.
Peter Cochrane e sua solução caseira para Wi-Fi. (Fonte da imagem: Peter Cochrane/silicon.com)
“Funcionou o suficiente para acessar meu email e completar outros negócios online. Todas as outras opções seriam muito caras e menos convenientes”, ele atestou. Segundo Cochrane, quase qualquer objeto de metal será capaz de amplificar o sinal. Como ele mesmo diz: “Não importa o quão preparado você esteja, há horas em que você não precisa exatamente ter em mãos toda a tecnologia realmente necessária”.
Funciona?
Nós fizemos alguns testes no escritório da NZN. Procuramos pontos instáveis de Wi-Fi e também fomos à área externa do prédio para testar a recepção com e sem a forma de bolo. Pela nossa experiência, não podemos dizer que adiantou muito, pois a forma não estabilizou nem melhorou o sinal consideravelmente instável.
No entanto, há relatos de diferentes blogs de tecnologia, além da experiência do próprio Peter Cochrane, dando conta de que a forma ajuda sim. Por exemplo, Dan Seitz, do blog Guyism, afirmou que funcionou muito bem, inclusive a quadras de distância, sempre com duas ou três barras.
.....
Como sabemos que esse tipo de solução não é uma ciência exata, podendo dar muito certo para uns e nada certo para outros, perguntamos: para você, deu certo? Não deixe de fazer testes e comentar com os resultados que você obteve. Curta esta dica e até a próxima!
Categorias