Sabe aquele sistema de anúncios da Google, que geralmente coloca propagandas direcionadas aos diferentes tipos de usuários para otimizar os resultados? Pois em breve os televisores devem começar a passar pelo mesmo processo. Pelo menos é o que faz o novo sistema da Gracenote, que deve ser anunciado oficialmente durante a CES 2013, que acontece em janeiro.
O sistema da Gracenote funciona em integração com Smart TVs e players de Blu-ray conectados à internet, possibilitando uma série de melhorias para a localização de conteúdos personalizados, por exemplo. Com a nova versão, as propagandas exibidas nos televisores também passará por uma segmentação — da mesma forma como acontece na internet, como já dissemos.
Diferentes fatores serão analisados para a montagem dos perfis de consumo. Isso envolve idade, gênero, renda pessoal e histórico de compras. A Gracenote vai mostrar melhor o funcionamento dos sistemas durante a CES 2013 e é possível que os primeiros televisores comecem a receber a tecnologia ainda no próximo ano. Atualmente, Sony e Philips são algumas das principais parceiras da Gracenote.