Nokia apresenta superfície que repele água [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Nokia apresenta superfície que repele água [vídeo]

Superfície hidrofóbica da Nokia é capaz de repelir água (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

A Nokia apresentou um tipo de superfície capaz de repelir água, algo que deve ser bastante útil para evitar o contado de líquidos com a tela de um dispositivo. Chamado de super-hidrofóbico, o material usa nanotecnologia para capturar uma camada de ar e criar uma superfície que não molha, funcionando como uma película de proteção.

No vídeo demonstrativo da nova técnica, que você confere aí embaixo, é possível vê-la em ação de forma impressionante em um Nokia Lumia 710. Um comparativo entre uma superfície convencional e uma com a película super-hidrofóbica mostra que, nesta última, a gota “quica” sobre a tela.

O cientista Chris Bower, principal pesquisador do Nokia Reasearch Centre, em Cambridge, Inglaterra, afirmou que a tecnologia não é nova. A ideia de uma superfície do gênero, segundo ele, foi inspirada na natureza, por meio da interação entre pingos d’água e folhas de árvores.

É claro que um grande volume de líquido vai levar toda a proteção por água abaixo (literalmente), mas a ideia parece bastante útil para pequenos acidentes em que alguns pingos atingem seu dispositivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.