O Google revelou, nesta quarta-feira (15), durante o segundo dia de I/O 2024, mais detalhes sobre o Wear OS 5. A nova versão do sistema operacional do sistema operacional de smartwatches terá um grande enfoque nas baterias dos devices.
De acordo com a gigante de Mountain View, o Wear OS 5 gasta 20% menos de energia em uma tracking de corrida de maratona, na comparação com o Wear OS 4 (que também foi anunciado em 2023 prometendo mais bateria).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O SO também ajudará os apps fitness dos relógios a monitorar mais dados. Os usuários poderão ainda medir informações como tempo de contato do pé com o solo, comprimento da passada e oscilação vertical.
Além dos Pixel Watch, os Galaxy Watch também recebem o sistema operacional do Google. (Imagem: javi_indy/Getty Images)
Ainda no quesito saúde, a ferramenta Health Connect receberá novas soluções como a possibilidade de extrair dados enquanto apps de terceiros estiverem sendo executados.
Todas as novidades serão lançadas ainda em 2024, sem uma data específica, de acordo com a big tech.
Mais detalhes nas watchfaces do Wear OS 5
Segundo o Google, o Wear OS 5 também terá melhorias nas watchfaces. Os visores mostrarão o progresso das metas para contagem de passos, por exemplo. Além de um formato em porcentagem, os objetivos poderão ser exibidos em formato de gráfico de pizza.
Os relógios com o novo SO também terão mais formatos de exibição de metereologia. Quando o sistema for lançado, o clima atual, previsão do tempo, índice UV e chuva durante vários momentos do dia serão exibidos de forma mais detalhados.
O Wear OS 5 ganhará dados mais detalhadas nas watchfaces. (Imagem: Google/Divulgação)
Em uma postagem no blog para desenvolvedores, o Google explicou que a partir de 2025 todos os mostradores publicados no Google Play deverão ter um novo formato de arquivo (o Watch Face Format). Watchfaces de outras bibliotecas, como o AndroidX ou Wearable Support Library, poderão continuar recebendo atualizações sem fazer a transição para o novo formato.