Android 15 pode ter suporte para recarga sem fio por NFC; confira

1 min de leitura
Imagem de: Android 15 pode ter suporte para recarga sem fio por NFC; confira
Imagem: GettyImages

O Android 15 pode introduzir suporte para carregamento sem fio usando NFC. Uma pista sobre o suporte ao recurso foi encontrada pelo repórter Mishaal Rahman e divulgada pelo Android Authority na última segunda-feira (15).

Segundo o site, os indícios da ferramenta estão em linhas de código do Android 15 Beta 1, a primeira versão Beta do sistema. O recurso ainda não está ativo, mas a presença da estrutura sugere que o Google ao menos planeja implementar o suporte.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A recarga sem fio por NFC pode servir para recarregar canetas Stylus. (Imagem: Getty Images)A recarga sem fio por NFC pode servir para recarregar canetas Stylus. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Desenvolvida em 2020 pelo NFC Forum, a solução chamada "NFC Wireless Charging" (Recarga sem fio por NFC, em tradução livre) permite compartilhar uma quantidade pequena de energia de um dispositivo para outro. Até então, a função não foi incluída de forma oficial no Android, impedindo a implementação dela em celulares.

Assim como a recarga por indução, o carregamento por NFC acontece sem precisar de fios, exigindo somente que os dois dispositivos estejam próximos. Contudo, diferente da solução com fios de cobre, a ferramenta usa o chip de NFC para transmitir energia, indo até 1 W de potência.

Devido à potência limitada, a recarga por NFC serve apenas para dispositivos com pouca necessidade de energia, como canetas Stylus, rastreadores e outros acessórios de uso cotidiano. Possivelmente, não seria útil para recarregar smartwatches ou fones de ouvido.

Lançamento incerto

Ainda que as linhas de código estejam presentes no Android 15 Beta 1, é impossível afirmar que o sistema terá o suporte para a recarga por NFC. Se a função ainda não estiver no ponto para o lançamento definitivo, o Google pode guardar a novidade para o próximo ano, assim como fez com outras funcionalidades no passado.

Além disso, a empresa também deve se atentar a limitações de hardware antes de lançar a novidade, ou restringir o acesso aos celulares da linha Pixel, fabricados pelo Google. Por agora, cabe ficar atento às próximas compilações para acompanhar o desenvolvimento da função.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.