De acordo com o Gizchina, a Microsoft estaria preparando uma nova interface do Windows 10 para dispositivos móveis, quando utilizados no modo tablet. A implementação seria necessária para que o sistema se ajuste melhor aos novos produtos da companhia, o que inclui um equipamento híbrido com duas telas, que deve ser anunciado ainda em 2019, além de seu Surface 2 em 1 e um possível projeto de smartphone dobrável.
O que mudaria?
A nova interface ainda não existe de fato. Por enquanto, as novidades apareceram somente no log de mudanças do Windows 10 para Insiders (Build 18970).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O comportamento da nova interface sugere que, ao ser ativado o modo tablet, ao invés da área de trabalho convencional, com a barra de tarefas, dar lugar àquela interface típica para tablets, cheia de grandes ícones otimizados para telas sensíveis ao toque, ela vai permanecer praticamente a mesma, mas com pequenas adições que facilitam o uso a partir de toques.
Para maximizar o espaço na tela, a barra de pesquisa se torna um ícone de lupa. O ícone do teclado também fica visível, caso o usuário precise dele, basta tocar em cima. Haverá também um novo Windows Explorer, adaptado à nova proposta.
Um ponto interessante a ser observado é que, há alguns anos, a própria Microsoft deu aos PCs desktop uma cara de dispositivo móvel, com a interface do Windows 8.0, que foi duramente criticada pelos usuários. Hoje, o movimento parece ser o contrário.
De qualquer forma, a interface do modo tablet como conhecemos hoje não vai ser extinta, ao menos por enquanto. Sendo assim, o usuário terá a opção de escolher qual das interfaces é melhor ao seu uso.
A nova interface só deve ser lançada na grande atualização do Windows 10 de abril de 2020.
Fontes
Categorias