O Facebook anunciou hoje (31) que o seu app para Android e iOS receberá uma mudança nas próximas semanas. A barra de navegação — que fica no topo da tela no Robô e no fundo para o sistema da Maçã — passará a se adaptar automaticamente ao padrão de uso de cada usuário, individualmente. Com isso, as funções que as pessoas mais utilizam acabarão ganhando atalhos na tela inicial do app da rede social.
“Nós gostaríamos que os atalhos presentes na barra de navegação pudessem refletir como um indivíduo usa o Facebook”, disse Alexa Andrzejewski, gerente do produto do Facebook, ao CNet. “Para alcançar isso, estamos personalizando os atalhos dos apps mobile para que todo mundo possa se conectar com seus produtos mais utilizados de uma forma mais fácil”, completou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A barra de navegação do app do Facebook é aquela que traz ícones como o do feed, das notificações, menu e alguns outros. Em cada país, a organização desses elementos varia, mas agora isso vai acontecer de usuário para usuário. A rede social explicou que poderá haver algo entre quatro e seis ícones nessa barra, mas pelo menos três ficarão fixados por padrão: feed, notificações e menu. Os outros três espaços serão automaticamente personalizados.
A rede social não explicou se a mudança vai acontecer através de uma atualização dos apps para Android ou iOS ou se por meio de uma ativação via servidores. Seja como for, ela acontecerá gradualmente durante as próximas semanas. Fora isso, sempre que um novo atalho aparecer no app do Facebook do usuário, ele será notificado sobre isso.