O pacote Office com certeza faz parte da vida de toda pessoa que precisa de algum software para escrever artigos, resenhas e outros tipos de documentos, seja para a faculdade, seja para o trabalho. Contudo, um grande problema envolvendo o Office é a necessidade de pagar uma licença para utilizá-lo oficialmente.
Mas, fique calmo, você não precisa salvar seus textos no WordPad. Aqui, vamos listar algumas opções gratuitas de editores de texto que são tão funcionais quanto o Word. Vamos lá!
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Google Docs
A ferramenta disponibilizada pela Google provavelmente já é uma conhecida sua. Ao fazer uma conta no Gmail, você ganha acesso ao Google Drive, que permite armazenar até 15 GB de arquivos de qualquer tipo. Além disso, a plataforma dispõe de um editor de textos, um criador de apresentações de slides e um editor de planilhas.
No Google Docs, a ferramenta de edição de textos, é possível formatar o texto, inserir tabelas, verificar a quantidade de palavras e caracteres digitados e, também, adicionar comentários.
Para utilizá-lo, basta acessar este link e clicar no botão azul com “Novo”, localizado no canto esquerdo da tela. Selecione o tipo de documento desejado, e pronto: é só começar a criar.
Libre Office
Aqui, temos outro pacote de aplicativos bem semelhante àqueles disponibilizados no Microsoft Office. Originado no projeto OpenOffice.org, os programas do Libre Office imitam as funções presentes no Word, no PowerPoint e em outros softwares — e o melhor: de forma gratuita.
O LibreOffice salva os arquivos em .ODT por padrão, mas o usuário pode escolher formatos compatíveis com o Word, como .DOC e .DOCX. Os aplicativos do LibreOffice rodam em Windows, Linux e MacOS.
Word Online
Nada mais justo do que encerrar as dicas com a versão online do editor de textos mais querido, não é? Essa versão é disponibilizada pela própria Microsoft, e é preciso que você tenha uma conta no Outlook. Ao fazer o cadastro e começar a criar seus textos, seus documentos serão salvos automaticamente de tempos em tempos no OneDrive — de forma semelhante ao que ocorre no Google Drive.
Além disso, esse editor de textos possui um diferencial: a possibilidade de usar diversos temas. Ao criar um novo documento, são exibidas sugestões, como panfletos, currículos, cardápios de festa e outros.
Para utilizar o Word Online, basta fazer login no Outlook e clicar no botão localizado no canto superior esquerdo, ao lado de “Email do Outlook”. Lá, você verá listados diversos aplicativos — incluindo o Word. Basta escolher aquele que for desejado e clicar nele.