Recordar nem sempre é viver: filtre memórias indesejadas no Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Recordar nem sempre é viver: filtre memórias indesejadas no Facebook

Recordar é viver, já dizia o ditado. Mas nem sempre as lembranças são coisas boas de serem relembradas  especialmente quando é o algoritmo do Facebook o responsável por te enviar uma foto ou uma postagem de anos atrás e que, em vez de ser daquela festa que você se divertiu horrores, é alguma lembrança que só te traz aquele aperto no coração. Mas, como todo bom recurso, é possível filtrar essas notificações diretamente no aplicativo. Abaixo te mostramos o passo a passo, caso você queira filtrar suas mensagens.

O caminho das pedras é bem simples

1. Entre no menu do Facebook (basicamente aquelas três barras em paralelo e na horizontal que aparecem no canto direito superior da tela).

2. Procure o item "Aplicativos” e selecione a opção "Neste Dia".

1

3. Clique na engrenagem localizada no canto direito superior da página e selecione a opção “Preferências”.

2

Dessa forma, é possível escolher pessoas ou datas específicas e das quais você não quer se lembrar (tipo aquele seu/sua ex com quem você ainda não teve maturidade suficiente para manter um relacionamento de amigos, mas também não quis cortar relações #FicaDica).

Se você está acessando o Facebook web, o caminho para editar as configurações é ligeiramente outro, mas nada muito diferente do aplicativo:

1. Vá direto na página do recurso (para ficar mais fácil, acesse pelo link).

2. Selecione "Preferências" (botão localizado no canto direito superior do banner em que aparece a data das memórias listadas).

Deverá aparecer a seguinte caixa de diálogo, para você poder selecionar quem ou datas que não gostaria de ver novamente:

3

E é isso. Com tudo configurado, você não deve mais ver lembranças indesejadas.

Nostalgia pura

O recurso "Neste Dia" (On This Day, em inglês) foi lançado oficialmente pelo Facebook em março de 2015 e agradou muitos usuários da rede. Mas, desde lá atrás, algumas lembranças infelizes começaram a vir à tona.

Na época, inclusive, uma história que repercutiu nas mídias foi a lembrança do usuário Sean Forbes, que foi impactado por uma foto do seu melhor amigo, que tinha cometido suicídio anos antes.

4

A lembrança citada era uma mensagem de despedida deixada na rede e da qual ele não precisava ser lembrado, como ele mesmo comentou ao The Verge à época. “Eu fiquei realmente chocado por essa ser uma das imagens que eles escolheram”, afirmou o usuário. “É como se fosse um tapa na cara sobre o que aconteceu, e isso traz lembranças e sentimentos antigos.”

Vale ressaltar que as configurações de filtragem já estão disponíveis há um bom tempo, mas nem todo mundo está ciente dessa possibilidade. Também é possível desabilitar o recurso por meio das configurações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.