O nome pode até parecer estranho, mas muita gente usa sem se dar conta do que se trata. Macros são definidos na programação como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída. Podem ser aplicados como recurso de linguagem em programação ou serem aplicadas para converter entradas periféricas em comandos e ações dentro do sistema operacional.
A essa altura o usuário pode estar ainda mais confuso, mas o que dizer do comando ‘Control + C’ (atalho do teclado para copiar)? Na verdade, este é um ótimo exemplo de uma entrada simples convertida em um comando elaborado, ou seja, um macro. O mesmo ocorre para todos os demais atalhos para programas que convertem uma seqüência do teclado ou mouse em uma ação.
É claro que estas são apenas algumas seqüências que já vem gravadas em seu Windows, mas você sabia que também é possível criar os seus próprios macros? Desta maneira você acaba economizando muito trabalho e paciência em suas atividades diárias, além de ganhar uma ferramenta de possibilidades infinitas. EZ Macros, FreeMacroPlayer, WinMacro, Reckey e Journal Macro são alguns dos programas que podem facilitar suas tarefas.
Estes softwares podem lhe ajudar em um vasto número de aplicações, mas é preciso reconhecer que o seu uso não é tão simples assim. Se o que você procura é um software eficiente para fornecer atalhos a todos os seus programas, a melhor alternativa é o Qliner Hotkeys. Ele é tão prático e intuitivo que faz com que qualquer um mude seu conceito sobre macros e os reconheça como algo casual.
Existem ainda outras aplicações para macros, mas que dificilmente atinge a maior parte dos usuários. A verdade é que todas as suas funções seguem o mesmo princípio, só que em níveis diferentes e visando outros objetivos. Se você precisa fazer uma determinada tarefa diversas vezes, crie um botão para executá-la e aproveite melhor o seu tempo.
Categorias