Após instalar uma distribuição Linux qualquer no PC, é muito comum que o volume de som do sistema venha muito baixo por padrão. Por isso, muitos usuários pensam até que a distro pode ter algum defeito. Isso já aconteceu comigo, pois quando instalei o Mandrake alguns anos atrás(que virou o Mandriva posteriormente), ele estava completamente sem som. A solução foi bem simples, sendo a mesma que será explicada aqui: habilitar o som no controle de volume do sistema.
Como demonstração, vamos usar o Ubuntu Linux por exemplo. Para entrar nas configurações de áudio do Ubuntu, basta clicar com o botão direito sobre o ícone de som na barra de tarefas superior e verificar se a opção mudo está selecionada. Caso positivo, desmarque esta opção. Caso contrário, selecione “Abrir Controle de Volume”.
Na interface acima, você pode notar três níveis de volume (Mestre, PCM e Front), se o Alsa Mixer for o dispositivo de áudio padrão de seu sistema. Logo, para aumentar o volume, basta ajustar estes três níveis nas barras. Caso o dispositivo seja outro, como o PulseAudio, basta testar as opções que causam uma mudança no volume de som.
Demais distribuições
O processo descrito acima é bastante parecido para as demais distribuições. Caso você esteja usando o ambiente gráfico Gnome, provavelmente você irá executar os mesmos passos apresentados. Se o ambiente de sua distro for o KDE, XFCE ou outro, procure o ícone de áudio em algum dos painéis do desktop e selecione as opções relacionadas às alterações do volume do som.