10 modelos prontos de planilha para controle financeiro

4 min de leitura
Imagem de: 10 modelos prontos de planilha para controle financeiro
Imagem: Shutterstock

Como você faz o seu controle financeiro? Hoje, é muito mais fácil integrar todos os seus gastos, despesas e ganhos por meio de softwares, aplicativos e principalmente em planilhas. O Excel facilitou muito a criação desses materiais, permitindo uma infinidade de possibilidades de personalização e inserção de dados.

Porém, pode dar muito trabalho ficar dividindo célula por célula, integrando colunas, criando filtros entre outros recursos, mas o que pouca gente sabe é que é possível encontrar modelos prontos diretamente da fonte: a Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com um catálogo extenso, a Microsoft dispõe de diversas opções que podem ser baixadas gratuitamente para preenchimento. Como nosso objetivo é ajudar, listamos os oito melhores modelos de planilha de controle financeiro para você começar a usá-los hoje mesmo, tendo uma rotina financeira mais organizada. Acompanhe a lista com a gente.

1. Calendário

Planilhas financeirasCalendário para organização mensal.

Certo, mas como um calendário pode ser útil no controle financeiro? A visualização mês a mês dos seus gastos e ganhos pode dar uma ideia mais abrangente de como controlar o orçamento mês a mês. Gastar sem registrar uma data pode prejudicar o planejamento, e um calendário simples pode ser um ótimo complemento para o seu controle de gastos.

2. Controle financeiro pessoal

Planilhas financeirasPlanilha de controle financeiro individual.

Agora sim podemos ir para uma planilha simples, mas muito útil: a de controle financeiro pessoal. Com seções separadas para cada espécie de gasto, esse modelo pode ajudar a entender suas despesas mensais, permitindo traçar melhor os objetivos para o futuro.

3. Controle financeiro familiar

Planilhas financeirasPlanilha de controle financeiro familiar.

Saindo do âmbito pessoal, sabemos que muitas famílias compartilham a renda para que alguns sonhos e metas sejam conquistados mais rápido. Para definir melhor o papel de cada um dentro dos gastos e dos ganhos da família, uma planilha designada para o grupo todo atua como um facilitador muito maior do que uma pessoal para cada um.

4. Controle financeiro empresarial

Planilhas financeirasPlanilha de controle financeiro empresarial.

Uma empresa que não se organiza financeiramente está fadada ao fracasso. Começar por uma simples planilha de controle financeiro empresarial pode ser ótimo, especialmente para pequenas e médias empresas. Essa planilha de balanço simples é intuitiva e permite sair do básico para começar a aplicar uma organização cada vez maior.

5. Gastos no cartão de crédito

Planilhas financeirasPlanilha para controle de despesas no cartão de crédito.

Para quem não não tem muito controle sobre o próprio dinheiro, o cartão de crédito pode ser um grande vilão, gerando dívidas a cada mês. Gastar sem ter efetivamente o dinheiro pode ser uma grande armadilha, mas uma planilha focada somente nisso ajuda na organização.

A planilha é separada por data, descrição, valor, local da compra e outras colunas que é possível editar facilmente – é necessário personalizá-la do seu jeito e adaptá-la para uso com cartão.

6. Consumo de combustível

Planilhas financeirasPlanilha de controle financeiro para gastos de combustível.

Quem usa muito o carro para se deslocar no dia a dia vai achar esse modelo de planilha interessantíssimo. Basta sempre anotar os valores de abastecimento e a quantidade de litros usada, que é possível ter o cálculo da média de consumo e outros dados como o custo por quilômetro, por exemplo.

7. Lista de compras

Planilhas financeirasPlanilha de gastos com despesas de mercado.

Como as compras de supermercados fazem parte do orçamento mensal de todos nós, uma planilha com a lista de compras pode facilitar bastante na hora de calcular o orçamento designado e as necessidades de casa. O melhor é que esse modelo em especial faz um cálculo geral dividindo o produto por categoria, ajudando a entender onde se gasta mais.

8. Controle de investimentos

Planilhas financeirasPlanilha para controle de investimentos financeiros.

Para os investidores, também há um modelo especial, principalmente para quem mantém um portfólio bastante variado de ações em diferentes carteiras. O modelo é bastante completo e tem até mesmo alguns direcionamentos de uso que facilitam a construção e a personalização da própria planilha.

9. Controle universitário

Planilhas financeirasPlanilha para controle financeiro estudantil.

Para quem está na faculdade, economizar dinheiro e pagar todas as contas do mês pode ser um desafio. Afinal, são tantos gastos na graduação que é bem difícil acompanhá-los de perto sem ajuda da planilha. Então, aproveite a sugestão e baixe já o controle universitário disponível na Microsoft para manter suas contas em dia.

10. Orçamento de casamento

Planilhas financeirasPlanilha de gastos no casamento.

É hora de organizar os preparativos para o casório? planilha de orçamento para casamento é essencial na vida dos noivos. Até porque, vocês precisam lidar com inúmeros fornecedores, além de organizar quanto cada convidado vai custar.

Então, o que achou da nossa lista? Selecionamos apenas alguns modelos mais usados e úteis, mas você pode explorar a biblioteca do Microsoft Office ou buscar dentro do acervo do Google Sheets. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.