Em razão da pandemia de covid-19, o YouTube fechará as portas de suas unidades físicas, conhecidas como YouTube Space. Embora isso fosse previsível, dada à necessidade de isolamento social, ninguém esperava que fosse uma medida permanente.
No entanto, em um comunicado oficial enviado aos colaboradores, a empresa confirmou que as unidades de Berlim, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, Tóquio e Rio de Janeiro serão encerradas de forma definitiva.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Conforme a mensagem, essa mudança está ligada a um modelo híbrido de interação com os criadores recentemente adotado. Nesta nova configuração, a empresa terá espaços físicos pop-up temporários e as conferências, que antes aconteciam nos YouTube Space, agora serão online.
Modelo remoto já apresenta vantagens
O Youtube destacou que o modelo já tem entregado resultados positivos. Para exemplificar, a empresa fez uma breve comparação. Em 2020, foram realizados mais de mil eventos virtuais que tiveram 70 mil participantes de 145 países.
Os espaços físicos, por sua vez, oferecem limitações de acesso maiores que impedem números tão altos. Para demonstrar, foi citado o balanço de eventos de 2016, que reuniram menos de 15 mil criadores de apenas 20 cidades.
"Hoje, nossa comunidade de parceiros do continua a se expandir em um ritmo exponencial, e precisamos atender melhor às necessidades de nossos criadores e artistas, não importa onde estejam", afirmou o diretor de negócios da empresa, Robert Kyncl, em um post no blog oficial.
Embora tenha adotado um modelo híbrido, a empresa destacou que os eventos pop-up somente acontecerão quando a pandemia estiver controlada. Até lá, o foco será o programa NextUp para criadores emergentes e a realização de workshops online.