A mais nova moda da internet é jogar um balde de água gelada em si mesmo e compartilhar o vídeo com os amigos. Porém, diferente da maioria das modas que surgem por aí, essa tem um propósito muito mais nobre. A ideia é chamar atenção para uma campanha de arrecadação de fundos para o combate à esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig e doença de Charcot.
A ideia já conquistou até mesmo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, que fez a mesma coisa há alguns dias. Agora chegou a vez de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook. Quem “cumpre” o desafio pode sugerir que outras pessoas façam mesmo. Zuckerberg desafiou Bill Gates, Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, e Reed Hasting, CEO do Netflix, a tomarem a mesma atitude nas próximas 24 horas.
A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos. Ainda não existe tratamento eficaz ou cura para a doença, mas há medicamentos de alto custo que podem retardar a evolução da doença e aumentar a sobrevida do paciente em alguns meses.
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