Google começa a excluir contas inativas nesta sexta-feira (1º)

2 min de leitura
Imagem de: Google começa a excluir contas inativas nesta sexta-feira (1º)
Imagem: Getty Images/Reprodução

Google dará início ao processo de exclusão de contas inativas a partir desta sexta-feira (1º), começando por aquelas criadas e nunca mais usadas. Com a medida, que afetará apenas as contas pessoais não acessadas por um longo período, serão apagados e-mails armazenados no Gmail e conteúdos salvos no Drive, incluindo documentos e imagens do Google Fotos.

Conforme o Google anunciou em maio, apenas serão removidas as contas que não foram utilizadas nos últimos dois anos. Ou seja, caso o usuário tenha recebido ou enviado um e-mail pelo Gmail ou baixou um aplicativo na Play Store, neste período, poderá continuar aproveitando os serviços normalmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A exclusão de contas inativas afeta todos os serviços oferecidos pelo Google, do Gmail ao Fotos.A exclusão de contas inativas afeta todos os serviços oferecidos pelo Google, do Gmail ao Fotos.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Quem usa o Google Docs diariamente para editar textos ou a ferramenta de planilhas também não será afetado pela medida, inserida em uma atualização recente das políticas de contas inativas. O mesmo vale para as contas de organizações, como os cadastros do Workspace para empresas e escolas.

De acordo com o Google, a exclusão de contas abandonadas é uma forma de reforçar a segurança, pois os perfis antigos podem apresentar senhas fracas e reutilizadas, geralmente sem contar com a proteção de dois fatores. Além disso, existe a chance de que essas credenciais de acesso tenham sido comprometidas em vazamentos.

O que fazer para a evitar a exclusão da conta Google?

Se você criou uma conta no Gmail e não a usou mais, porém quer mantê-la ativa, o processo é bem simples. Para evitar a exclusão de conta inativa do Google, basta fazer login em seu cadastro e realizar ao menos uma destas ações:

  • Ler ou enviar um e-mail
  • Usar o Google Drive
  • Assistir a um vídeo no YouTube
  • Baixar um app na Google Play Store
  • Fazer uma pesquisa no Google
  • Utilizar a função “Fazer login com o Google” em um aplicativo ou serviço de terceiros

É possível manter a conta Google ativa fazendo login pelo menos uma vez a cada dois anos.É possível manter a conta Google ativa fazendo login pelo menos uma vez a cada dois anos.Fonte:  Google/Reprodução 

Vale ressaltar que, quem fez login pelo menos uma vez nos dois últimos anos não corre risco de ter a conta excluída. Além disso, o Google vai enviar notificações alertando sobre a possibilidade de remoção para os usuários que correm este risco — os avisos chegam no e-mail da conta e naquele informado para a recuperação de senha.

De acordo com o Google, a exclusão é irreversível, ou seja, o usuário não conseguirá reativar a conta se ela for removida no atual processo. Neste caso, será necessário realizar um novo cadastro para continuar a utilizar os serviços gratuitos disponibilizados pela empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.