Mais uma vez, a Google recorre a uma atualização de suas plataformas para mostrar aos seus competidores que ela não pretende dar muita brecha para serviços que, de uma forma ou de outra, ameacem ao seu portfólio. O escolhido para receber um pequeno update foi a ferramentas de pesquisa de imagens do buscador da casa, que passa a adquirir mais recursos e assume um jeitão mais próximo ao do Pinterest.
A mudança surge pouco depois de a própria rede social de compartilhamento de fotos decidir valorizar ainda mais a busca por figuras e temas em seu aplicativo mobile e dá ainda mais força ao Google Imagens, que passa a mostrar mais informações a respeito de cada item exibido na página de resultados do site. Como? Apresentando dados sobre a origem da imagem ou se a peça em questão diz respeito a uma receita ou clipe, por exemplo.
Informações ao alcance dos seus dedos
Clicando nessas opções expandidas, o usuário pode ver itens relacionados, ser direcionado a lojas que vendem o produto ou conferir um vídeo sobre o assunto em questão. Todas essas ferramentas podem ser visualizadas ou acessadas através de selos ou tags que indicam exatamente a que tipo de categoria a foto ou a ilustração selecionada pertence. A novidade também garante que os aficionados por GIFs possam achar esse tipo de formato facilmente no meio de suas pesquisas – facilitando o compartilhamento de animações engraçadinhas.
Por enquanto, o recurso só está disponível na versão mobile do portal da Google e no app do buscador para o Android, mas é de se imaginar que o software para iOS também seja atualizado com a funcionalidade muito em breve. De acordo com a companhia de Mountain View, a categorização de GIFs é feita de forma automática, enquanto o restante da filtragem depende de códigos adicionados pelos sites – muitos dos quais já são utilizados normalmente para identificar produtos, vídeos e receitas pela web.
Fontes