A manipulação de dados de uma tabela pelo Excel é muito fácil, no entanto, muitos desconhecem pequenos recursos que podem melhorar ainda mais a visualização e edição dos dados em uma planilha. Nesse artigo, mostraremos como abrir duas ou mais janelas para visualizar o conteúdo de células distantes ao mesmo tempo.
Comparação facilitada
Digamos que você precise comparar todos os dados da linha 2 com a 356. Normalmente, você teria que rolar a barra lateral da linha 2 até a 356 algumas vezes até comparar todas as colunas dessa linha - o que é muito trabalhoso. Ao invés disso, você pode criar uma nova janela para que a primeira fique estática exibindo a linha 2, enquanto que a segunda janela permaneça na linha 356.
Para dividir sua pasta de trabalho em duas janelas, faça o seguinte procedimento:
1. Selecione a guia “Exibição” e clique no botão “Nova Janela”.
2. Logo em seguida, clique no botão “Organizar Tudo”. Com isso, abrirá uma janela com algumas opções exibição. Selecione o modo que mais lhe agradar e clique em OK. Caso você não goste do resultado, clique novamente no botão “Organizar Tudo” para trocar o modo de exibição.
3. Com as janelas organizadas, role a barra de rolagem (horizontal ou vertical) até a posição desejada para fazer sua comparação.
4. (Opcional) Com as janelas organizadas nos seus respectivos lugares, clique no botão “Exibir Lado a Lado”, e depois em “Rolagem Sincronizada”. Com isso, as barras de rolagem serão movimentadas ao mesmo tempo e você poderá conferir todos os dados de uma linha alterando apenas uma janela.
Todas as células modificadas - em qualquer uma das janelas abertas - serão refletidas na outra automaticamente, pois elas fazem parte da mesma planilha. Quando terminar sua comparação, basta fechar qualquer uma das janelas e maximizá-la para voltar ao normal.
Além de usar essa dica em uma planilha com os mesmos dados, você pode deixar uma das janelas exibindo o conteúdo da Plan1, enquanto que a outra mostra o conteúdo da Plan2. Assim, você pode visualizar ou editar duas planilhas diferentes ao mesmo tempo.
Com essa dica, a comparação entre células de uma pasta de trabalho fica muito mais fácil e rápida. Esperamos que você tenha aproveitado esse artigo e volte para conferir mais dicas e tutoriais do Office em breve. Até logo!