A agressividade da Lucasfilm em relação ao marketing e aos produtos licenciados ficou ainda evidenciada em um novo caso de processo judicial envolvendo um casal de fãs que não fez nada de errado, mas entrou uma confusão de proporcões galácticas por causa de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força".
Marjorie Carvalho e o marido são os responsáveis pelo podcast Star Wars Action News e, em uma ida ao Wal-Mart, compraram um action figure da personagem Rey que só deveria ser vendido em uma semana, junto com a estreia do filme. O erro da loja não foi perdoado: eles tiraram uma foto do produto, postaram nas redes sociais e viralizaram a informação.
Até aqui, nenhum problema, certo? Tecnicamente, o Wal-Mart devia ser responsabilizado pelo vazamento, mas não foi bem isso que aconteceu.
Em uma galáxia muito, muito distante
As postagens de Marjorie no Facebook e em outras redes sociais foram removidas pouco tempo depois por "violação de direito autoral". A Disney, a Lucasfilm e a fabricante Hasbro ativaram o Digital Millennium Copyright Act (DMCA) para retirar as imagens.
Até para não perder a parceria com as empresas e sujar o próprio nome, Marjorie não postou novamente as imagens e avisou sobre as medidas legais tomadas contra ela. Outros perfis relevantes de fansites que deram RT ou repostaram a fotografia também receberam notificações judiciais baseados no DMCA. Legalmente falando, a Disney é dona do produto, mas "spoiler" ou culpar o fã pelo vazamento da loja ou por tirar e publicar a foto não é tecnicamente possível.
A imagem do action figure é considerada um spoiler de "O Despertar da Força". Respeitamos quem não deseja conferir a revelação — por isso, clique aqui se você quer ver a foto completa por sua própria conta e risco.
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