Será que em breve teremos parte da tecnologia deles? (Fonte da imagem: Divulgação)
Durante a CES 2012, a premiação Qualcomm Tricorder X Prize anunciou que vai pagar um prêmio de 10 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de reais, de acordo com a cotação atual) para quem desenvolver um aparelho com função semelhante à do tricorder – um diagnosticador portátil visto na série Star Trek.
Desse modo, a empresa exige que a invenção seja leve o bastante para ser transportada facilmente, podendo pesar, no máximo, 2 kg. Além disso, o dispositivo deve ser capaz de interpretar e medir sinais de saúde de uma pessoa e, por meio disso, conseguir diagnosticar pelo menos 15 doenças.
Enquanto o tricorder ainda não saiu da ficção científica, Jeremy Nicholson, o diretor do departamento de cirurgia e câncer do Imperial College de Londres, afirma que já existem aparelhos capazes de medir traços químicos causados por diferentes doenças em pacientes.
O grande desafio, no entanto, é fazer com que essa tecnologia possa ser utilizada em dispositivos portáteis. Afinal, as máquinas capazes de realizar essa tarefa têm o tamanho de um automóvel pequeno, aproximadamente.
Categorias