Uma câmera perdida há dois anos durante um naufrágio na costa da Ilha de Vancouver, no Canadá, está voltando para seu dono. E o detalhe: com as fotos intactas, preservadas no cartão de memória.
A câmera pertence ao artista Paul Burgoyne, que sofreu o naufrágio em uma viagem de 500 km entre Vancouver e sua casa de férias. “Estou chocado. Recuperar as fotos é maravilhoso”, disse ele.
O equipamento foi encontrado em uma profundidade de 12 metros por dois estudantes universitários que mergulharam para fazer uma pesquisa. De acordo com Isabelle M. Côté, a professora dos dois, várias espécies marinhas habitavam a câmera, incluindo exemplares de dois reinos diferentes.
Como o cartão de memória Lexar Platinum II de 8 GB ainda funcionava, Cotê escolheu um retrato de família para publicar no Twitter, na esperança de encontrar o proprietário da câmera. Por sorte, um membro da guarda costeira que havia participado do resgate de Paul Burgoyne reconheceu o artista no centro da imagem, possibilitando que o equipamento fosse devolvido.
Burgoyne contou que a notícia trouxe à tona lembranças do naufrágio. “Imediatamente eu pensei no alívio que senti quando o oceano se acalmou e eu estava sentado nas costas do meu barco, sozinho, pensando ‘O que poderia ser melhor que isso’”, contou ele.
O cartão recuperado armazenava imagens de valor inestimável para Burgoyne, incluindo fotos de uma reunião familiar para espalhar as cinzas de seus pais em um lago e um vídeo registrando a agitação das ondas momentos antes do naufrágio, que pode ser visto aqui.
Via EmResumo
Fontes
Categorias