Mais do que um excelente Survival Horror: uma nova forma de jogar [vídeo]
Gameplay BJ
Um verdadeiro Survival Horror não é construído apenas com sustos e coisas pulando na tela a todo o momento. O grande trunfo do gênero é saber usar a ambientação para brincar com seus medos.
Não se trata apenas de colocar vários inimigos na tela, mas de fazer com que o jogador se sinta sempre acuado e temendo o que o aguarda atrás daquela porta. É explorar a impotência de estar sem munição e ver que sua única saída é correr entre corredores escuros, sem saber que você pode se deparar com um perigo ainda maior. É se tornar frágil em um mundo em que estamos tão acostumados a ser onipotentes.
E é exatamente por isso que ZombiU é tão envolvente. Seguindo a fórmula básica do gênero, a Ubisoft conseguiu criar um game que realmente é capaz de deixar o jogador tenso e mostrar que, mesmo na era dos shooters de ação, ainda há espaço para jogos em que você pode hesitar antes de fazer qualquer disparo. Cada munição é preciosa e todo erro é fatal.
Os tropeços gráficos de ZombiU são claros, mas também justificáveis. Por se tratar de um dos primeiros jogos de um estúdio para o Wii U, é natural que a nova arquitetura vai afetar o desenvolvimento e trazer vários problemas. Basta lembrar como eram os títulos de PS3 e Xbox 360 no início e no que eles se tornaram.
Porém, o restante do game é tão bom que essas falhas dificilmente vão estragar sua imersão nesse mundo sombrio. Mais do que criar uma nova maneira de jogar, a Ubisoft conseguiu fazer com que o bom e velho Survival Horror voltasse à sua origem da melhor maneira possível.
Para quem estava em dúvida se o Wii U realmente seria capaz de trazer alguma inovação considerável na jogabilidade, ZombiU é a prova de que o GamePad é capaz de oferecer uma experiência completamente diferentes daquilo com que estamos acostumados. Se ele for uma prévia daquilo que a Nintendo quer oferecer com seu console, não vejo a hora de conferir o que vem por aí.
Nota do Voxel