Resumo
Virtua Fighter 5 é a quinta seqüência da franquia famosa por ser pioneira no gênero de luta tridimensional. Apesar da impressionante evolução técnica, principalmente nos gráficos, a essência do jogo continua a mesma; dois lutadores de artes marciais diferentes se enfrentam em uma plataforma. O jogador cuja energia se esgotar ou que cair da plataforma, perde. No entanto, há arenas delimitadas por pequenas cercas ou grades altas que não permitem a vitória pelo clássico ring out.
Desta vez, a J6, empresa responsável pela organização do torneio mundial de luta, está testando mais uma arma de combate com características humanas. Dural V, como foi chamada, foi construida através de dados coletados de Vanessa, entretanto, é bastante parecida com as outras. Há dois novos lutadores que podem ser escolhidos, Eilleen, uma praticante do kung fu estilo macaco, e El Blaze, um lutador de luta livre.
O game conta basicamente com três comandos: socos, chutes e defesa. Apesar de haver outros recursos além destes, como agarrões, combos, golpes especiais específicos de cada personagem e outros comuns a todos, os três botões principais e suas diversas combinações e seqüências fazem tudo. Como é complicado pressionar certos botões simultaneamente no controle do PS3, o L1, L2, R1 e R2 realizam os principais movimentos que envolvem combinações de comandos.