Pelo bem da população (e de sua conta no exterior)!
Dois anos após o lançamento de seu antecessor, Tropico 4 traz de volta todos os encantos (e problemas) de um pequeno arquipélago paridisíaco situado em algum lugar fictício do globo terrestre.
A primeira vista, o game parece se tratar de uma expansão do jogo anterior, uma vez que muitos dos trabalhos sonoros e dos recursos gráficos de outrora se apresentam. Contudo, há conteúdo suficiente para que até mesmo os veteranos da série se encantem descobrindo as novidades.
Como em qualquer título de gestão de cidades, a harmonia entre os seus cidadãos só será obtida atendendo desde as suas necessidades mais básicas até as suas vontades específicas. Desse modo, todo mundo irá receber com gosto a abertura de novas clínicas e escolas. Já a criação de um jornal, por exemplo, irá agradar os intelectuais ao mesmo tempo em que pode desagradar outras facções de seu país de acordo com o tipo de conteúdo publicado.
A grande diferença, no entanto, desta franquia em relação a outros títulos no qual o jogador assume o comando do administrador é que as suas maiores preocupações não são as mesmas de seu povo. É claro que se for contrariada, a população pode se rebelar e a sua carreira de ditador pode acabar mais cedo.
Contudo, além de fazer com que tudo corra bem na sua ilha, a verdadeira forma de vencer é engordando a sua conta bancária secreta em um banco suíço. Afinal, governar é cansativo e que mal há em organizar a aposentadoria que um líder merece, não é mesmo?
Tropico 4 é um jogo bastante complexo. É possível controlar cada um dos habitantes da ilha tropical e saber as suas preferências ideológicas assim como as suas principais reclamações. Tudo isso ao mesmo tempo em que é necessário pensar em escala global, ao tentar administrar as tensões com potências mundiais.
Tudo isso é um prato cheio para os fãs do gênero, que irão se deliciar com que tudo o que o jogo oferece. Ainda que haja algumas falhas, elas podem ser sanadas por meio da experiência com o jogo, algo que pode ser resolvido logo.
Assim, se você estiver pensando em assumir o posto de governador de Tropico e gosta do gênero, não perca tempo e vá logo engordar a sua conta na Suíça. Se você não é muito fã de gerenciamento de cidades ou é novo no gênero, este é um game que pode ensiná-lo a gostar disso.
Nota do Voxel