Veloz, maluco e extremamente divertido, como todo Trackmania deve ser
Nem só de imitar a realidade vive o gênero de corrida e muitos fãs do estilo deviam estar carentes – pelo menos nos consoles – de um bom título que fosse mais casual e focado em divertir de forma despretensiosa e leve. Pois bem, esse jogo finalmente chegou: Trackmania Turbo mantém todas as qualidades da série, reunindo um conceito muito simples e que consegue ser denso ao mesmo tempo.
Embora isso seja um ponto positivo, ele também pode contar como o oposto, já que o game não traz nada realmente inovador e aposta na mesma fórmula de sucesso utilizada em títulos anteriores. O resultado é o esperado: um jogo bonito, objetivo, com um ritmo bem rápido e extremamente divertido, como todo Trackmania deve ser.
Já que os últimos jogos foram geralmente lançados no PC ou então em uma plataforma exclusiva, a grande questão a respeito do Trackmania Turbo, portanto, é se a volta dele para um número maior de consoles o colocaria em uma posição promissora entre os games de corrida arcade – e a resposta você confere agora.
Diversão ou desafio? Por que não os dois?
Trackmania Turbo é bem direto com relação a como deve ser jogado: você acelera, freia e desliza em busca do melhor tempo nos percursos. Não existem marchas, botões de turbo – embora você consiga um impulso ao passar por determinadas partes da pista –, outros competidores dividindo espaço e posições com você, nada disso. A sua briga é com o cronômetro – ou com o placar de líderes, para os mais competitivos.
Embora essa abordagem seja estupidamente simples, pegar o jeito da coisa para ficar realmente bom é o ponto em que a Nadeo trabalhou muito bem. É muito fácil conseguir a medalha de bronze nas competições, mas, se você for um cara obcecado por desafios, vai ter que se esforçar um pouco para brigar por aquela prata ou por aquele ouro.
É claro que existe um ranking que é atualizado a cada passagem de tempo que você faz, mostrando sua posição em relação aos melhores do mundo, do seu país e da sua região específica, caso você tenha optado por especificar isso. Um prato-cheio para quem gosta de ficar tentando superar as melhores marcas por aí.
O game conta inclusive com dois botões para que você possa reiniciar uma corrida de forma imediata ou retornar para o último posto de checagem – e, acredite, você vai usar bastante essas funções se quiser topar os desafios de Trackmania Turbo.
Um arcade gostoso de jogar
A jogabilidade é intuitiva e, apesar de se tratar de um arcade, a física trabalha de modo muito fluido, especialmente considerando que boa parte dos percursos envolvem saltos e loopings. São quatro ambientes, e cada um deles com um nível crescente de dificuldade e que também disponibiliza diferentes tipos de veículos que se comportam de forma distinta entre si.
Você pode correr com uma espécie de buggy adaptado de Baja, extremamente ágil em terrenos de pouca aderência; uma gaiola para desbravar terrenos offroad, rápida e estável para enfrentar saltos e áreas mais arenosas; um stock car sem bolha, superveloz e estável nos drifts; e um monoposto parecido com um fórmula, usado para as corridas que acontecem em estádios futuristas, que contam com muita aderência e aceleração.
É possível customizar a pintura, o número e a bandeira do país que você deseja representar em seus veículos, mas nada além disso – tudo para manter a ação mais direta possível.
O dinamismo do game, inclusive, faz com que o foco exclusivo nas corridas contra o relógio não seja algo penoso – embora ele possa parecer repetitivo depois de MUITO tempo. A variedade de pistas e obstáculos e a curta duração das corridas fazem com que você não tenha a impressão de que está "se arrastando" no jogo, mesmo com o grande número de reinícios.
Para o modo campanha, são mais de 200 pistas disponíveis, e todas elas têm uma característica bem diferente entre si, até as que são situadas no mesmo ambiente, seja pela quantidade ou pela forma dos obstáculos colocados. No entanto, a maioria esmagadora delas consegue ser muito divertida.
Diversão à moda antiga
Os modos multijogador de Trackmania Turbo são bem variados e se adaptam perfeitamente à combinação de TV grande, controle de console, sofá e amigos. É possível correr com até quatro companheiros em tela dividida, mas um dos destaques fica pelo modo "double driver", em que dois jogadores pilotam o mesmo carro – a dupla tem que fazer os mesmos movimentos simultaneamente para que o carro responda na tela, garantindo algumas situações bem hilárias.
Variedade de modos multijogador local é garantia de risadas, principalmente no modo de "motorista duplo", em que dois jogadores controlam o mesmo carro
Se seus brothers não estão tão perto de você assim, existe a opção de jogar online. Você pode entrar nas sessões criadas por outros usuários e correr contra eles em um formato muito parecido com os outros tipos de jogo, com alguns detalhes inerentes do modo multijogador.
Nos modos convencionais, os demais competidores são fantasmas, o que significa que não existem colisões, e o objetivo da corrida é estabelecer o melhor tempo possível dentro da duração da etapa. Você pode correr quantas vezes conseguir para diminuir aqueles milésimos de segundo enquanto o timer vai reduzindo até chegar a zero. Pode parecer estranho, mas a sensação de competir em tempo real com outras pessoas, por incrível que pareça, é diferente.
Outros modos envolvem disputas de manobras – um dos únicos que permitem que você controle seu carro no ar – e até mesmo percursos repletos de poderes que você pode usar contra os adversários, no melhor estilo Mario Kart.
Vida longa, prolongada e randômica
Um dos grandes destaques da série Trackamania sempre foi o criador de pistas, e em Trackmania Turbo não poderia ser diferente. O jogo acertou em cheio ao disponibilizar três níveis de complexidade para a criação dos percursos: no fácil, você só tem o trabalho de escolher em qual ambiente estará inserida a sua pista e partir para a construção, entre retas, curvas, subidas e nada muito mais complexo.
Diferentes níveis tornam a criação de pistas algo mais acessível
Nos outros dois níveis, você já garante a possibilidade de customizar quais itens de "decoração" farão parte do cenário, como placas, guindastes e até mesmo variações de terreno, com desfiladeiros e montanhas que podem ser inseridos de acordo com a sua vontade.
Depois de terminar sua obra-prima, você só precisa dar uma volta nela para garantir que ela é "completável", e, assim que essa validação for concluída, é só publicar para o mundo. Trackmania Turbo oferece também a opção de que o próprio game crie pistas na hora e de forma randômica. Isso garante que você tenha uma infinidade de percursos que podem ser percorridos além dos que já existem.
Não apenas um ótimo arcade, mas um dos melhores da atualidade
Trackmania Turbo pode até falhar ao não inovar, mas, por outro lado, acerta em cheio ao manter tudo que a série faz bem. É um jogo simples, mas superdivertido e que pode entreter você horas e horas até que o foco singular nas corridas contra o relógio comece a enjoar.
A diversidade de desafios nas diferentes pistas e a busca por resultados cada vez melhores na tabela de líderes garantem que a experiência seja mais densa do que pode parecer. No fim das contas, é um título que vai agradar tanto os fãs que já conheciam os jogos anteriores quanto o pessoal que vai ter a primeira experiência com o estilo maluco do Trackmania de fazer corridas.
Se você busca um game de corrida despretensioso e que pode te divertir tanto sozinho quanto em galera, além de possibilitar que você solte sua imaginação na criação de pistas diferentes, Trackmania Turbo é uma aposta que você pode fazer sem medo de errar.
Categorias
- Superdivertido, simples e desafiador, sem se tornar cansativo rápido demais
- Modo de criação de pistas é acessível para os diferentes níveis de empenho e criatividade
- Vários modos multijogador, tanto local quanto online, que são extremamente divertidos
- Jogabilidade é intuitiva e funciona bem, principalmente para um arcade
- Pouca inovação em relação aos Trackmania anteriores
- Nenhum modo para um jogador que permita uma corrida no estilo "tradicional", apenas contra o tempo
- Alguns eventos podem ser repetitivos demais
Nota do Voxel