Imagem de Total War: Shogun 2
Imagem de Total War: Shogun 2

Total War: Shogun 2

Nota do Voxel
90

Um mergulho histórico

Nippon, 1545. Após um longo período de guerras, o país sofre com uma complicada crise interna. Seu território foi dividido em inúmeras províncias, dominadas pelos senhores feudais, conhecidos como daimyos.

Essa descentralização do poder enfraqueceu a autoridade do atual shogun, líder militar que governava o Japão nessa época. Com isso, diversos clãs espalhados pelo arquipélago iniciaram uma série de conflitos a fim de derrubar o xogunato vigente e colocar sua família no topo da hierarquia nipônica, mesmo que isso significasse derrubar aqueles que tivessem o mesmo objetivo.

É nessa época da história que Total War: Shogun 2 nos faz mergulhar. Seguindo a linha dos demais jogos da série, o game utiliza fatos reais como pano de fundo da narrativa e nos apresenta um interessante e complexo sistema de estratégia para que possamos recriar ou reescrever o que aconteceu há séculos.

Img_normal
Para isso, a The Creative Assembly colocou vários desses clãs à disposição dos jogadores para que eles mesmos refaçam sua versão da história. Se os Tokugawa foram os verdadeiros vencedores dessas lutas, aqui podemos fazer com que os Uesugi ou os Chokosabe cheguem ao coração do governo, em Kyoto. Tudo depende de suas habilidades como líder para comandar seus exércitos e gerenciar suas províncias.

O grande destaque do título é exatamente a jogabilidade, que combina elementos de RTS com estratégia em turnos. O resultado é uma mecânica que exige muito cuidado na hora de tomar suas decisões, que vão desde a manutenção da ordem pública, da coordenação de ações militares e até mesmo o destino dos herdeiros de seu clã. Se a proposta é torná-lo um xogum, o jogo conseguiu.

Jogos, cultura e educação

Sabe aquele papo de que os games não levam a lugar algum e que nunca ensinam nada? Pois Total War: Shogun 2 é a resposta definitiva de que essa ideia está mais do que equivocada. Por mais que a história nipônica não faça parte do currículo nas escolas brasileiras, é inegável que o título consegue ensinar ao mesmo tempo em que diverte e entretém.

O grande acerto da desenvolvedora é levar o jogador a um período que sempre aguça nossa curiosidade. O Japão feudal é conhecido exatamente por conta das batalhas, de seus samurais e de seus ninjas. Quem nunca ouviu falar em Miyamoto Musashi ou se interessou pelo passado de uma das nações mais influentes do mundo?

Mais do que isso, o game realmente consegue recriar a época a ponto de fazer com que a jogatina se transforme em um mergulho cultural. Desde os primeiros momentos, Shogun 2 traz diversos elementos típicos da arte japonesa e narra várias passagens importantes como se elas fossem somente parte do enredo. Muito melhor do que a didática de muitos professores.

Sem sombra de dúvidas, Total War: Shogun 2 é um título imperdível, mas é nítido que ele é voltado principalmente para quem já é fã do gênero. Não que isso impeça que outros jogadores aproveitem tudo o que o título tem a oferecer, mas o complexo sistema de gerenciamento pode desanimar quem não está familiarizado ao estilo.

No entanto, se você for além dessa barreira, o game é uma intensa e agradável viagem ao Japão feudal. Com um cuidado visual, artístico e cultural de primeira, é impossível não se empolgar no mergulho histórico que fazemos ao Nippon do século XVI.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.