A série Total War já fez história no PC. Fãs do gênero estratégia ainda desfrutam de diversos jogos desta franquia, incluindo sucessos como Empire: Total War e Napoleon: Total War. Entretanto, um dos grandes responsáveis pelo sucesso estrondoso da série muitas vezes não é lembrado: Shogun.
Agora, após mais de dez anos, o título finalmente recebe uma continuação. Trata-se de Shogun 2: Total War, um exclusivo para PC que, como o nome sugere, conta com diversos elementos conhecidos para quem é fã da série.
A trama desse jogo envolve eventos precisos. Como pano de fundo, Shogun 2 traz o Japão em sua era feudal — mais precisamente no ano de 1545 —, com aproximadamente 30 tipos de classes diferentes, sendo cada uma delas baseadas em tropas reais do período equivalente.
O esquema de jogo, como esperado, envolve muita estratégia. Conforme a própria desenvolvedora, Shogun 2: Total War funciona como um jogo de “pedra, papel e tesoura”. A infantaria, por exemplo, é eficaz contra arqueiros, enquanto a cavalaria pode destruir facilmente a infantaria, e os arqueiros não encontram problemas para eliminar a cavalaria. Entendeu?
É possível criar castelos de três tipos diferentes no game, cada um com seus atributos. Basicamente, você pode impedir que seus oponentes invadam a sua propriedade, através fortalezas e outras construções.
Shogun 2: Total War apresenta batalhas navais, mas sem canhões ou tiroteios, já que a pólvora ainda não era utilizada naquela época. Em vez disso, os exércitos são obrigados a construir “fortalezas flutuantes” e carregar arqueiros ou até membros da infantaria para o navio oponente.