Os detalhes das histórias de ninar que não quiseram nos contar
Embora a Telltale já esteja produzindo adventures desde 2005, foi somente com o lançamento de The Walking Dead, em 2012, que a empresa se tornou realmente conhecida. Explorando a história criada por Robert Kirkman de maneira genial, o título publicado em capítulos chamou a atenção tanto do público quanto da crítica especializada e foi eleito por diversos veículos como o game do ano.
Com The Wolf Among Us, o estúdio volta a explorar o mundo dos quadrinhos adultos, desta vez se inspirando em Fábulas, de Bill Willingham. Apresentando uma trama que se passa anos antes do início da HQ, o jogo nos coloca no papel de Bigby Wolf, um detetive encarregado de solucionar um misterioso assassinato que põe em risco a segurança de toda a comunidade mágica que vive na cidade de Nova York.
Faith, o primeiro dos cinco capítulos programados pela Telltale, serve como introdução para a trama e nos apresenta a diversos personagens que possuem diferentes graus de importância durante a história — mais do que apresentar uma resolução para conflitos, o lançamento tem o objetivo de nos convencer a entrar no universo criado por Willingham e ficar lá durante os meses em que o estúdio leva para terminar de contar sua história.
Em seu primeiro capítulo, The Wolf Among Us mostra quem tem capacidade para repetir o mesmo sucesso obtido por seu antecessor, The Walking Dead. Apresentando uma trama intrigante, o game consegue manter o jogador interessado em seus acontecimentos, deixando uma quantidade mais do que suficiente de pontas soltas para que você queira saber o que vem pela frente.
Entre os aspectos que se destacam no título estão sua caracterização, bastante semelhante à de uma história em quadrinhos, e seus personagens carismáticos. Os desenvolvedores conseguiram criar um adventure que não somente evolui aquilo que foi feito nos projetos anteriores da empresa, como retoma elementos de jogos antigos do gênero que servem como estímulo para você jogar mais de uma vez a aventura.
No entanto, alguns problemas fazem com que o título esteja longe de merecer uma pontuação perfeita. O 90 atribuído em nossa análise se deve ao fato de que, embora muito bom, Faith possui problemas capazes de quebrar totalmente a imersão proporcionada por sua história — algo que é bem exemplificado pelos congelamentos aleatórios testemunhados durante as duas sessões de jogatina (ambas resultando na finalização do capítulo seguindo caminhos distintos).
Caso você seja um fã de The Walking Dead e de outros jogos da Telltale, não há motivos para não experimentar The Wolf Among Us. No entanto, caso você esteja com o dinheiro curto, pode ser uma boa ideia esperar pelo download de mais capítulos antes de experimentar o jogo: custando US$ 4,99 nos consoles (ou R$ 45 no Steam, valor que garante acesso a toda a temporada), o primeiro episódio da história pode ser totalmente finalizado em pouco menos de duas horas.
Nota do Voxel