Do mesmo criador do célebre game Braid, The Witness é um título que mescla puzzles e aventura. Em uma perspectiva “em primeira pessoa”, você será convidado a assumir os passos de um personagem sem nome que subitamente se descobre perdido em uma ilha das mais pitorescas — desde a topografia até a curiosa arquitetura das construções.
A misteriosa ilha é dividida em dez seções diferentes arranjadas no entorno de uma montanha — onde deve ocorrer o desfecho da trama, conforme o autor. Em cada porção do cenário, é possível encontrar diversos puzzles. Uma vez concluídos os desafios, uma luz é emanada da região até o centro da ilha, e você é passado para a seção seguinte.
Ademais, há também puzzles temáticos, boa parte deles orientada segundo a ideia de um labirinto. Nas palavras do próprio autor, “O grande lance é a magia que ocorre na mente do jogador assim que ele compreende as sutilezas que os labirintos dizem — isso porque esses labirintos não são apenas puzzles, mas sim linhas de comunicação que agregam e se tornam mais complexas, eventualmente revelando coisas surpreendentes”.