Vai voar Hadoken para fora da tela!
Quando um jogo que faz sucesso nos consoles é anunciado para uma nova plataforma, sempre há o receio de que algo acabe dando errado no meio do processo. No caso de Super Street Fighter IV 3D Edition, a transposição ainda foi realizada para um portátil com menos botões do que os necessários para acessar todos os comandos do game original.
A Capcom, contudo, conseguiu fazer com que os Hadokens e Tatsumakis conseguissem ser realizados tão facilmente como nos consoles de mesa ou nos PCs. Para isso, a companhia aproveitou a tela sensível ao toque do 3DS para adicionar quatro slots nos quais se pode salvar atalhos para alguns comandos.
Além disso, todo o conteúdo de Super Street Fighter IV está disponível. Estão lá todos os personagens, cenários e modos (inclusive os trials, em que é possível aprender os combos de cada lutador) encontrados nas outras versões, assim como duas séries de roupas alternativas, disponíveis apenas por DLC nos consoles.
A companhia procurou também utilizar funções do 3DS no jogo. Assim, além da aplicação de efeitos tridimensionais nos gráficos do game, há também um modo que utiliza o Streetpass. Isso é uma prova de que a Capcom buscou adicionar novos recursos à antiga experiência.
É possível que a polêmica decisão da Capcom de adicionar atalhos na tela de baixo do 3DS faça com que jogadores mais experientes chiem, no entanto a mudança foi fundamental para que a transposição da jogabilidade de Super Street Fighter IV fosse feita da melhor maneira para o portátil da Nintendo.
Além disso, o jogo não força em nenhum momento que ninguém utilize os atalhos, assim como também permite que os adversários enfrentados no modo online sejam filtrados de acordo com o tipo de controle utilizado.
O mesmo acontece com o novo modelo de visão proporcionado pela Dynamic View. Quem se interessar pela nova câmera pode habilitá-la quando quiser ou então mantê-la desligada sempre.
Assim, Super Street Fighter IV 3D Edition consegue a proeza de reproduzir em um portátil a experiência de um jogo de luta feito para consoles sem perdas significativas. Pelo contrário, o que ocorre é a adição de conteúdo. Além disso, o game permite que a experiência de Street Fighter possa ser levada para todos os lugares.
Desse modo, este jogo é uma aquisição fundamental para todos os donos do portátil da Nintendo que sejam minimamente interessados no gênero de luta. Para quem possui a versão dos consoles, contudo, a compra só vale se o jogador estiver interessado na possibilidade de disputar uma partida entre Ryu e Ken onde quiser.
Categorias
Nota do Voxel