Mesmo com cara de atualização, ainda é divertido brincar com o absurdo
Com tantos jogos sendo lançados quase que diariamente, é difícil encontrar algo que seja realmente novo. Porém, isso não significa que todas as possibilidades criativas dos video games tenham sido exploradas. E foi exatamente isso que chamou tanto a atenção no primeiro Scribblenauts.
Considerado por muitos como um dos melhores títulos do ano passado, o game trouxe diversos quebra-cabeças em que o jogador tinha total liberdade para criar uma solução da maneira que achasse melhor, já que uma infinidade de objetos poderia ser invocada. Eram milhares de substantivos que tornavam a experiência praticamente ilimitada.
Ou quase, já que ainda parecia existir uma pequena barreira que impedia o real poder da imaginação nos puzzles. A impossibilidade de utilizar qualidades era um pequeno empecilho na jogabilidade, mas incomodava os jogadores mais criativos que viam em “chave gigante” e “zumbi radioativo” a resposta para qualquer problema.
Pois a 5th Cell parece ter atendido às reclamações dos fãs. Super Scribblenauts dá ao protagonista Maxwell um caderno muito mais poderoso, capaz de utilizar os mais diversos tipos de adjetivos e levar as múltiplas possibilidades de criação ainda mais próximo do infinito. Pode parecer um pequeno recurso a mais, mas as qualidades fazem com que realmente qualquer objeto seja criado e da forma que você deseja.
Sem sombra de dúvidas, Super Scribblenauts é um jogo divertido e superior ao seu antecessor. A utilização de adjetivos era o elemento que faltava para potencializar a liberdade criativa do game, o que permite que as fases tenham características e objetivos muito mais variados.
Entretanto, o título deixa a desejar por não trazer algo que faça com que esta versão pareça uma sequência e não uma simples atualização. Por mais que algumas novidades tenham sido adicionadas, a mecânica, o visual e até mesmo vários problemas continuam.
No final das contas, fica claro que os adjetivos não são o suficiente para sustentar Super Scribblenauts como uma continuação. A sensação que dá ao avançar cada uma das fases é que você aguarda uma grande novidade que nunca chega.
Entretanto, isso não torna o game frustrante ou menos divertido que a primeira versão, mas muito pelo contrário. Como todo DLC – a melhor definição do que a nova aventura de Maxwell representa –, os novos recursos realmente expandem as possibilidades de criação.
Quem gostou do jogo anterior, certamente vai curtir reviver a experiência. Até mesmo quem desconhece a série ou não se interessa pelo gênero vai se divertir com as possibilidades oferecidas.
As falhas são facilmente deixadas de lado, pois novamente a 5th Cell conseguiu criar uma aventura em que aquilo que realmente importa não é como o jogo parece, mas o que ele é capaz de proporcionar: diversão quase ilimitada. Independente de soar repetitivo em determinados pontos, Super Scribblenauts é desafiador e capaz de fazer você não largar o DS enquanto não obtiver todas as Starites.
Categorias
Nota do Voxel