Super Scribblenauts continua o legado do primeiro título lançado pela 5th Cell. Scribblenauts você já conhece, ou ao menos já deve ter ouvido falar: trata-se daquele título tremendamente original lançado para o Nintendo DS, no qual você resolvia puzzles utilizando como ferramentas praticamente qualquer coisa. Sim, qualquer coisa mesmo. Um lança-chamas? Pode ser. Um helicóptero, então? Também. E Chuck Norris? Sim. Deus, então?! É isso aí.
Para adicionar novas possibilidades ao já vasto universo de Scribblenauts, a desenvolvedora acrescentou na sequência a possibilidade de se adjetivar os itens e seres invocados. Isso equivale a dizer que você agora não apenas poderá invocar um Cthulu — monstro-polvo da mitologia de H.P. Lovecraft, uma figura bastante batida do primeiro título —, como também poderá afirmar se ele é um “cavalheiro”, se é “gordo”, “vermelho”, etc.
Só que Super Scribblenauts vai mais além. Você poderá, é claro, criar virtualmente qualquer coisa que quiser, contribuindo ainda com características para a sua abominação. Mas, e se aquela estante de livros lhe parecer um tanto... Sem graça? Simples: projete uma poção para torná-la, por exemplo, “feliz”.
Como um complemento, a desenvolvedora ainda resolveu inclinar os ouvidos para os fãs do primeiro título, a fim de corrigir alguns equívocos. Entre as alterações, aparecem agora fases com objetivos muito mais diversificados — de maneira que não será mais possível alcançar todas as Starites utilizando apenas um helicóptero e uma bazuca — e também a possibilidade de se controlar Maxwell (o protagonista) com o direcional do DS — embora ainda seja possível controlar com a stylus.