Como um bom jogo de zumbis deve ser
Pare e pense, por um momento, no que realmente representaria um apocalipse zumbi. Digamos, se um exército de carne putrefata faminta por cérebros de fato despontasse no horizonte enquanto você ouve aquele seu álbum favorito, assiste a um filme noir... Ou pesca com um bom amigo em algumas preciosas horas longe do caos da cidade grande.
Parece um pouco mais assustador do que encarnar um Rambo genérico pesadamente armado? Bem, pois esse é exatamente o caso de State of Decay, um título de US$ 20 (cerca de R$ 45) que, embora cometa sua dose de deslizes, certamente é capaz de mostrar a alguns figurões da indústria o “feeling” necessário para se criar um bom game de zumbis.
Aqui você assume o papel de Marcus, um sujeito que cai justamente no terceiro dos cenários hipotéticos acima. Juntamente com seu bom camarada Ed, Marcus parte para um camping para dar sossego aos nervos e tentar fisgar alguma coisa — Ed, por outro lado, parece menos interessado nos peixes do que em uma atendente “com bigode” encontrada na cidade próxima.
Em suma: sujeitos comuns, com “armamentos” comuns e que, mesmo quando a $#!@ toda é atirada ao ventilador, nem sequer imaginam o porquê de pessoas com feições e comportamentos animalescos terem invadido o acampamento. E é aí que a coisa toda parece realmente merecer o título de “survivor” — um jogo de sobrevivência.
Você precisará lançar mão do que tiver mais próximo para acertar as cabeças descarnadas dos seus inimigos, e também será obrigado a formar uma pequena “sociedade” com quem quer que se possa encontrar pela floresta — possivelmente na mesma condição de desespero e desinformação que você e seu amigo atraído por bigodes. Mas há mais nesta proposta singular da pequena Undead Labs.
Em meio a um verdadeiro oceano de carne putrefata que perpassa o cinema, a TV e, naturalmente, os video games, State of Decay realmente consegue apresentar uma fórmula nova e coerente envolvendo zumbis. E mais: mesmo sendo um game relativamente pequeno (e barato), o título da Undead Labs consegue merecer plenamente a categoria de “jogo de sobrevivência”.
Você aqui é um sujeito comum, com armas comuns diante de uma verdadeira infestação de zumbis. Sim, há alguns equívocos, há paredes “atravessáveis” e por aí vai. Mas, ainda assim, é impossível não reconhecer um genuíno esforço criativo aqui. Certamente vale a pena deixar aquele seu blockbuster de zumbis de lado, pelo menos um pouco.
Categorias
Nota do Voxel