Um jogo com bonecas russas pode ser divertido? Certamente
Imagine se você pudesse voltar à sua infância e criar jogos de todas as brincadeiras que você já fez. Ou melhor ainda, imagine se os mundos e personalidades geradas em sua imaginação durante aqueles simples momentos em que os únicos integrantes da cena eram alguns bonecos e seu quintal pudessem se transformar em algo palpável, mesmo que virtualmente.
Aparentemente, Tim Schafer pensou nisso ao criar Stacking, o mais novo jogo da Double Fine — a desenvolvedora de Schafer. Se você conhece o criador de algumas das franquias mais importantes da história dos jogos, como Grim Fandango, Monkey Island, Full Throttle e o mais recente Brütal Legend, então sabe o que esperar.
Schafer é famoso por cunhar não somente jogos de qualidade, mas também títulos com muita personalidade — os exemplos citados acima simplesmente dispensam comentários. Além disso, o designer normalmente surge com ideias únicas, que conseguem dar novos ares a uma indústria dominada pelo tiroteio, mundos pós-apocalípticos e o excesso de violência.
Felizmente, Stacking consegue trazer uma proposta inovadora em seus 1 GB. O título para download, que está disponível tanto na Xbox LIVE (Xbox 360) quanto na PlayStation Network (PlayStation 3), sai por cerca de R$ 30, mas certamente vale muito mais que isso.
Schafer dá vida a um dos objetos inanimados mais peculiares dentre os brinquedos: as bonecas russas conhecidas como matrioskas. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar delas, mas nunca imaginou que poderiam criar um jogo com tal foco. É aí que o designer nos surpreende mais uma vez.
Um título relativamente simples, mas com uma proposta e uma atmosfera que só poderiam ter vindo de uma mente genial como a de Schafer. A narrativa, como sempre, já é quase o suficiente para que o jogo ganhe destaque, mas Stacking ainda oferece quebra-cabeças de um jeito que você nunca viu antes. Confira.
Stacking é um título peculiar e muitos jogadores podem até torcer o nariz para ele à primeira vista. Entretanto, a mente de Tim Schafer conseguiu criar uma experiência muito divertida, usando apenas bonecas russas e um excelente roteiro. A fórmula diferenciada, na qual o jogador encarna bonecos para usufruir de suas habilidades, traz novos ares para a indústria dos jogos, algo que Schafer sabe fazer com maestria.
Quem procura quebra-cabeças que, definitivamente, fogem dos padrões e desafios inteligentes e com bom humor não pode deixar de entrar no mundo de Stacking.
Nota do Voxel