Exclusivo do Wii aposta em novos controles, mas atola na neve
Se você já teve um PlayStation, provavelmente deve se lembrar de alguns jogos radicais que arrasaram no console. Tony Hawk, obviamente, é o título que mais chama a atenção. Entretanto, antes do lançamento de um dos maiores games do gênero, outros títulos também radicalizavam no console da Sony. Felizmente, nem todos apostavam nos skates, o que gerou uma grande variedade para o público.
Patins, patinete, esqui e snowboard são apenas alguns dos exemplos que também fizeram bonito no PlayStation. Afinal, é impossível não se lembrar do clássico Coolboarders, que mostrou aos brasileiros o quão bacana era deslizar sobre a neve. O sucesso desta série foi enorme, gerando uma série de sequências e abrindo portas para o gênero.
Com o passar do tempo, diversos outros títulos de snowboarding foram aparecendo. Talvez um dos mais notáveis seja SSX, que debutou no PlayStation 2 como um dos primeiro jogos da plataforma, no ano 2000. O jogo trazia gráficos incríveis para a época — um dos atributos que mais chamou a atenção do público —, mas também fornecia uma jogabilidade agradável e muita diversão. Logo, SSX se tornou um dos melhores exemplos de radicalidade.
Após várias sequências da franquia, muitos jogadores diziam que a série já estava defasada. Poucas novidades surgiram nos game lançados posteriormente à SSX, mas, mesmo assim, a série continuou em frente. Em 2007, após dois anos de inatividade, a franquia retorna com SSX Blur, exclusivamente para Nintendo Wii.
Com a chegada de Blur, os fãs esperavam por uma revitalização da série. Afinal, trata-se do Nintendo Wii, console com controles peculiares e inovadores. Será que, desta vez, teremos novidades boas o suficiente para reerguer a imagem da franquia? É isso que você confere nesta análise.
Deslizando para a glória
Bem, se você acha que vai encontrar algum tipo de história em SSX Blur, então é melhor ir tirando o cavalinho da chuva. Quem conhece a série sabe que a narrativa definitivamente não é o ponto forte de SSX, e em Blur as coisas não são diferentes. Existem alguns elementos que dão uma leve noção da linha de tempo do game dentro da franquia, mas é só isso.
Kaori, por exemplo, tem apenas 19 anos no jogo, enquanto em SSX On Tour a personagem contava com 21. Isso indica que o título retrate eventos que precedem On Tour, lançado para PlayStation 2 e outros consoles em 2005. Fora Kaori, diversos outros personagens fazem um retorno.
Deixando a trama de lado, SSX Blur é um jogo de snowboard que segue uma fórmula semelhante à SSX 3, para PlayStation 2. Basicamente, há um mundo aberto e diversas opções de eventos para o jogador participar, incluindo half-pipes, slalom, corridas e outros. O jogador escolhe seu personagem e parte para o modo carreira, no qual deve se manter entre os três primeiros colocados nos eventos para desbloquear outros picos com mais desafios.
Além de abrir novas fases, uma boa qualificação também pode desbloquear novos personagens. Ao todo, existem 12 atletas jogáveis, cada um com sua personalidade e estilo Fora isso, você também tem a chance de abrir várias pranchas diferentes para deixar o jogo com a sua cara.
Uma das novidades de SSX Blur são as Ubertricks. Sim, elas já estavam disponíveis em SSX 3 e em vários outros títulos da série, mas, desta vez, estas manobras são relativamente diferentes. Para realizá-las, o gamer tem de imitar os desenhos exibidos na tela com o Wii Remote. Existem vários desenhos diferentes, e leva um tempo até pegar o jeito.
Com estas manobras, sua pontuação vai às alturas — literalmente. Mas, fora isso, você também pode executar os movimentos convencionais movimentando o Wii Remote para os lados. Para saltar, basta levantar o Nunchuk, que também é utilizado para guiar o personagem. O jogador também pode lançar bolas de neve nos oponentes e fazer ajustes em suas manobras, como grabs e nosepress.
SSX Blur ainda fornece um modo multiplayer e uma sessão para jogo rápido. Entretanto, o modo mais importante para quem acaba de embarcar no game é o Tutorial. Como sugere o nome, esta modalidade explica um pouco cada um dos elementos do game. Ela é altamente indicada, pois Blur possui uma jogabilidade relativamente complicada e repleta de possibilidades.
No tutorial, você encontrará detalhes sobre cada uma das funções do game, incluindo as Ubertricks e como utilizar o Groove Meter, que fica no canto direito da tela. Fora isso, você aprenderá a realizar cada um dos tipos de manobras do game, algo essencial para se dar bem no modo principal.
Os eventos da campanha são comuns para quem já é fã da franquia, com exceção de Slalom, que é uma novidade na franquia. Neste modo, o jogador deve contornar as bandeiras no menor tempo possível, obtendo assim a melhor qualificação. Há também o já citado Half-Pipe, além de Race, Slopestyle, Big Air e Freeride.
Em suma, SSX Blur é um jogo com controles complicados, mas com uma proposta bacana e digna da franquia. Entretanto, não há como negar que o nível de frustração é alto para quem procura um jogo com jogabilidade intuitiva, principalmente quando o assunto é Ubertricks. Talvez controles convencionais dessem conta do recado, pois a EA explorou os recursos do Wii de maneira exagerada.
SSX Blur poderia ser uma revitalização perfeita da série, mas a falta de capricho dos desenvolvedores, assim como a má utilização dos recursos do Wii, fez do game uma decepção. A jogabilidade complicada e as Ubertricks quase impossíveis impedem que o jogo deslize perfeitamente, assim como a falta de inovações em relação aos modos e estilo geral. Existe sim um pouco de diversão, mas uma avalanche de erros simplesmente acoberta qualquer vestígio.
Nota do Voxel