Aprenda a balancear a ganância e a sobrevivência
Apesar de parecer bastante simples à primeira vista, Spelunky é um jogo de exploração bastante complexo e que exige muita dedicação do jogador antes de ser dominado. Originalmente lançado como um jogo gratuito para Windows em 2009, a versão atual do game foi lançada para o Xbox 360 em 2012 e no ano seguinte para PC, PlayStation 3 e PlayStation Vita.
No game, o jogador assume o papel de um explorador que adentra estranhas e misteriosas ruínas. Divididas em níveis, estas ruínas oferecem diferentes desafios a cada novo andar encontrado pelo explorador, que é bastante frágil e deve tomar cuidado com os diferentes oponentes e as armadilhas presentes no caminho.
Antes de adentrar o local pela primeira vez, um diário de um antigo aventureiro ainda ajuda o jogador a se situar. “Essas ruínas são misteriosas e as paredes parecem sempre mudar de lugar. Além disso, uma estranha maldição parece agir neste local, fazendo com que, independentemente do quanto eu me machuque, eu sempre acorde no início das ruínas”, dizem as páginas do diário, brincando com os infinitos continues necessários para avançar no game e com o fato de cada estágio ser gerado aleatoriamente a cada nova partida.
Com a saída sempre bloqueada, não resta outra opção senão seguir sempre em frente em busca dos tesouros escondidos nas profundezas das ruínas. Será que você conseguirá quebrar a maldição de Olmec ou estará condenado a se perder eternamente nos cenários que não param de mudar?
Spelunky é mais um daqueles jogos que mostram por que os desenvolvedores independentes estão em alta. Disfarçado como um jogo simples de plataforma 2D, o game esconde uma imensidão de detalhes e segredos que boa parte dos jogadores deve levar horas para descobrir.
Com isso, além de desafiador, Spelunky também distribui bem as suas recompensas a cada vez que o jogador consegue contornar um obstáculo que o derrubou anteriormente. Antes dos primeiros avanços, no entanto, é bom se preparar para sofrer bastante com a alta dificuldade do título. Desse modo, se você não tem paciência ou tempo para dedicar-se ao game, é bem provável que Spelunky acabe se revelando uma experiência frustrante. Caso esse não seja o caso, divirta-se e, antes de xingar o jogo na sua primeira (ou centésima) morte, lembre-se: eu avisei.
Nota do Voxel