Imagem de Resonance of Fate
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Resonance of Fate

Nota do Voxel
80

Um legítimo RPG japonês embelezado com estruturas bem elaboradas

A expressão "cenários pós-apocalípticos" não faz referência apenas a termos como "destruição" e "desolação". Muitas vezes, o assunto é justamente a reconstrução, a retomada do caminho perdido. E a torre de Basel é um dos melhores exemplos disso. É o fim das árvores e das flores e o despertar de estruturas maquinais e seres bizarros.

Originalmente conhecido no território nipônico como End of Eternity (quer um título mais pós-apocalíptico que esse?), Resonance of Fate foi desenvolvido pelo pessoal da Tri-Ace e é um RPG e tanto. Pois é, são os mesmos desenvolvedores de Star Ocean e Infinite Undiscovery. Aqui, Masaki Norimoto caprichou para criar uma atmosfera peculiar, cativante.

E este game é realmente um JRPG — RPG japonês — que tem o estilo artístico como pilar principal. Engrenagens diversas e hexágonos irrompem na tela enquanto o jogador incorpora o trio formado por Vashyron (o líder), Zephyr e Leanne (em japonês, Reanbell) durante várias missões na monumental torre de Basel. Não, Babel não: Basel. Toda a torre, de uma perspectiva mais ampla, conta com um estilo "desbotado", significando pobreza e a extinção da natureza.

A premissa do jogo é seguir a linha principal da trama e, paralelamente, cumprir objetivos para a entidade conhecida como Guild e para vários personagens durante a exploração do arranha-céu. Coletando peças denominadas Energy Hexes (cada uma contendo hexágonos dispostos de formas variadas) e aplicando-as nos diferentes patamares da torre, o jogador tem a possibilidade de revelar novas áreas, descobrir pequenos tesouros com itens e explorar "dungeons" — instâncias — com chefes.

Portanto, cabe ao gamer criar trajetos através da sábia utilização de Hexes para que os locais desejados sejam liberados. Vale lembrar que há peças diferenciadas e certos territórios coloridos só podem ser desbloqueados com o uso de Hexes da mesma cor. Como obter os hexágonos? Simples: através dos combates contra os inimigos encontrados pelo caminho.

Características diversificadas

Resonance of Fate é bem amplo. Conversar com a maior quantidade de pessoas possível e memorizar as informações sobre os diferentes aspectos do game são duas ações essenciais para o sucesso. Sem prestar atenção aos princípios básicos do jogo, os aventureiros podem facilmente se perder e encontrar problemas durante a resolução de desafios mais exigentes.

É interessante ressaltar que, a cada vez que o trio adquire 100 Hunter Points, o jogador recebe um presente especial da Guild, sendo que há nove no total. Outro aspecto curioso é que o ciclo de alternância entre dia e noite influencia na experiência, pois é capaz de modificar o comportamento dos protagonistas e as condições dos inimigos enfrentados.

Enquanto o jogador perambula por um local específico na torre de Basel, existe a possibilidade de mudar de personagem com apenas um clique de um botão. E cada um dos três combatentes pode ser fisicamente modificado através da personalização das vestes.

A personalização se estende também para as armas através de um "grid" exibido na tela, mostrando a arma e os locais nos quais o jogador consegue acoplar os acessórios adquiridos ou comprados com Rubies, a moeda principal de Basel. É claro que o vendedor precisa de materiais para criar armamentos e itens diversos. Os recursos também são coletados através da eliminação de inimigos.

Em locais especiais ou mesmo em territórios menos expressivos do mapa poligonal, o gamer se depara com conjuntos variados de oponentes. O combate consiste em um dos principais destaques do título distribuído pela SEGA e conta com uma mecânica admirável: ataques, armas, utilização de itens extras, combos... Tudo confeitado com animações que chamam a atenção dos fãs de RPG.

Definitivamente vale a pena. Por mais que os consoles não sejam tão bem explorados no que diz respeito à aplicação de recursos gráficos convincentes, Resonance of Fate é visualmente único. A arte e o sistema de combate são motivos fortes o suficiente para que o gamer assuma o risco de adquirir um RPG que herda características de vários outros RPGs de estilo nipônico, mas conta com aspectos únicos.

Na realidade, este título mostra que a fórmula tradicional de criação de jogos deste gênero por desenvolvedores nipônicos não pode ser criticada de maneira generalizada. Quando a aplicação dessa fórmula é misturada com um contexto chamativo e um sistema de combate complexo e, ainda assim, acessível, o resultado é algo muito interessante.

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