Um passo adiante sem se esquecer do passado [vídeo]
Videoanálise
A cada ano, muita gente olha para o novo Pro Evolution Soccer com desconfiança, afinal é recorrente a afirmação de que o título perdeu a disputa para FIFA nesta geração de consoles. Neste ano, a Konami resolveu praticamente recriar seu game esportivo, e o grande reforço do time foi a Fox Engine da Kojima Productions, tecnologia que prometia trazer mais realismo à jogatina.
Os anúncios de que o produto final seria um jogo praticamente novo, como se o título tivesse sido criado do zero novamente, também geraram certa desconfiança, até porque o lema “em time que está ganhando não se mexe” serve muito bem também para esse tipo de jogo — vide as poucas mudanças significativas de ano a ano na franquia FIFA.
Pois bem, eis que o dia 24 de setembro chegou e nós adquirimos uma versão digital de Pro Evolution Soccer 2014. Depois de algumas horas de jogo, diversas suspeitas foram confirmadas, outras foram dizimadas e a jogatina deixou em nós inúmeras impressões. Chegou a hora de dividi-las com todos.
Se você já havia se entusiasmado com PES 2013, migrar para a versão 2014 é um processo natural, pois há uma evolução nítida entre os dois lançamentos, mesmo que a Konami tenha praticamente refeito o game. Aqueles que abandonaram o game e estão reticentes podem começar a pensar que talvez seja a hora de dar uma nova chance a este “amor antigo”.
Pro Evolution Soccer 2014 consegue ser um bom meio termo entre simulação e arcade, pois sua jogabilidade está mais fluida, com mais opções de movimentos quando se combinam alguns comandos. Por outro lado, ainda é possível se virar bem usando apenas os manípulos e definindo uma boa estratégia de jogo.
Claro que as falhas existem e algumas delas já são velhas conhecidas de todos, como um modo online limitado e sem tantas opções, bem como servidores com lags e quedas de frame durante uma simples partida. Mas isso, definitivamente, não faz sombra nos aspectos positivos apresentados pelo jogo.
Então, arredonde o seu aí, que eu arredondo o meu aqui, como diria Silvio Luís, e vá jogar bola.
Este jogo foi adquirido pelo Baixaki Jogos para a realização desta análise.
Categorias
Nota do Voxel