Em Pro Evolution 2014, a Konami decidiu trazer a Fox Engine (desenvolvida pela Kojima Productions) para tentar utilizar ao máximo os recursos do PlayStation 3 e do Xbox 360 antes de partir para a próxima geração.
Como resultado, os jogadores podem encontrar modelos mais realistas dos jogadores e uma mecânica que parece mais fluida. Ao mesmo tempo, algumas mudanças de jogo buscam tornar a série mais próxima da simulação.
Como sempre, o game se preocupa em apresentar as principais as habilidades das maiores estrelas do futebol mundial. Assim, também é possível notar as características próprias de cada atleta, como o jeito de correr, driblar ou chutar.
A inteligência artificial também conta com melhorias, com uma participação mais eficiente e real dos jogadores na composição dos sistemas táticos de cada equipe – tornando mais fácil criar jogadas com a ajuda dos outros membros da sua equipe.
Por fim, uma última novidade é a inclusão do sistema Heart – o qual busca simular as emoções dos jogadores em campo. Desse modo, jogadores podem jogar melhor ou pior dependendo de seu desempenho na partida e da ajuda da torcida.