Ninja Gaiden 3 recolocou a franquia do ninja mais hardcore do mundo dos games de volta em evidência no cenário mundial de jogos. A desenvolvedora Team Ninja quis montar uma produção para que pudéssemos conhecer um pouco mais sobre o passado de Ryu Hayabusa e víssemos como foram seus primeiros anos como shinobi.
O título foi lançado em março de 2012 para Xbox 360 e PlayStation 3 e não foi recebido com os braços tão abertos assim pela crítica especializada. No entanto, a Tecmo Koei preparou uma grande melhoria na série, que é exclusiva para o console da Nintendo.
Denominado Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge, o game traz uma série de novidades e inovações em relação à versão que já foi lançada para os outros dois consoles. Entre as principais modificações, o título oferece a possibilidade de os jogadores assumirem o controle de Ayane durante a campanha principal.
Há também uma série de novos combos e sequências especiais, que são realizadas com o auxílio do controle em forma de tablet do Wii U. Para a alegria dos fãs de Ryu, o sistema de desmembramento dos inimigos está de volta. O esquema de upgrade de itens também recebeu modificações para deixá-lo mais fluído para os novos gamers.
Quem quiser ainda poderá utilizar Ayane em aventuras diferenciadas, que chegarão em forma de novas expansões.