Na traseira de Gran Turismo e Forza
Videoanálise
Criada em 1994, a série Need for Speed é uma das franquias mais bem sucedidas da história dos games. Após dominar as duas gerações anteriores de consoles e lançar games que se expandiram das pistas convencionais para invadir os circuitos ilegais e a fuga da polícia, a série da Electronic Arts passou por maus bocados na atual geração.
Ao longo de suas modificações, a série parecia ter perdido seu rumo, passando a dar mais atenção ao visual e à jogabilidade do que ao mote principal do game. Após tantas iterações, a Electronic Arts parecia ter se esquecido do tema central de qualquer jogo de corrida: a necessidade de velocidade que, inclusive, está no título do jogo.
Ao mesmo tempo em que Need for Speed derrapava, Gran Turismo e Forza Motorsport se consagravam como líderes principais nessa corrida e, a cada nova versão, competiam pelo primeiro lugar no pódio. Ambos tentam transportar de forma mais fiel possível a sensação de se pilotar um carro de verdade, e se distanciam do estilo arcade visto nos primeiro games de Need for Speed.
Com Need for Speed SHIFT 2: Unleashed, a Electronic Arts tem como um de seus objetivos recuperar o antigo prestígio da franquia. A segunda meta, bem mais audaciosa, é brigar de igual para igual com Gran Turismo e Forza Motorsport pelo título de campeão dos simuladores de pilotagem. Temos adversários de respeito na pista, que seja dada a largada!
Sem sombra de dúvida, SHIFT 2: Unleashed é o melhor jogo da franquia Need for Speed e, sem dúvida, responsável por trazer de volta o antigo brilho da série da Electronic Arts. Com uma mistura de belos gráficos, bons carros e pistas fieis à realidade, também pode ser considerado como sério candidato para jogo de corrida do ano.
O título, apesar de seus poucos problemas, ainda tem muito a melhorar para constituir um rival de respeito a Gran Turismo e Forza Motorsport. SHIFT 2 pode ser encaixado com mais conforto na categoria arcade, e terá um pouco de dificuldade para ser considerado um simulador de respeito.
Enquanto as franquias da Microsoft e Sony disputam a cada milímetro pelo primeiro lugar no ranking, SHIFT 2 pode, no máximo, buscar a terceira colocação. A EA e a Slightly Mad, contudo, estão no caminho certo, e se souberem corrigir os erros cometidos, podemos criar desde já grandes expectativas para o terceiro episódio da franquia.
Categorias
Nota do Voxel